Câmara faz censo da Covid entre parlamentares e estuda volta ao novo normal

Crédito: Roque de Sá/Agência Senado

Casa tem população seis vezes maior que a do Senado, considerando também os funcionários dos gabinetes; lideranças acham difícil implementar trabalho remoto

Um levantamento informal sobre o aumento da Covid-19 no Legislativo foi feito pela Câmara dos Deputados, que estuda a retomada das atividades presenciais na capital.

A ordem é que tanto Câmara como Senado só permitam a entrada de jornalistas previamente credenciados e de apenas um assessor de cada gabinete, considerando as lideranças e comissões.

No Senado, não existe a expectativa de retorno imediato. Na Câmara, que equivale a seis vezes o Senado, em tamanho e número de assessores, o trabalho remoto, dizem os parlamentares, tem muitas limitações.

Assessores fizeram um levantamento dos casos confirmados da doença na população legislativa. Estima-se que as infecções cresceram 55% em abril, comparando com o mesmo mês de 2020. O número subiu 5% entre março e abril de 2021.

Durante a pandemia no Brasil, três senadores e um deputado morreram em decorrência de complicações da doença. O medo da Covid-19, aliás, foi argumento utilizado por governistas para tentar impedir a criação da comissão. Sem sucesso, como se sabe.

Um dos assessores de Major Olímpio, Diego Freire, voltou ao trabalho após um mês de intubação por causa da Covid.

Atualmente, ele trabalha com o deputado Junior Bozella (PSL-SP), na Câmara.