Morre Alfredo Bosi, de Covid-19, aos 84 anos

Alfredo Bosi || Crédito: Divulgação/USP

Professor emérito da USP e um dos mais respeitados críticos literários do país, o autor da “História concisa da literatura brasileira” era também ocupante da cadeira 12 da Academia Brasileira de Letras

Considerado um dos mais importantes críticos literários do Brasil, Alfredo Bosi morreu nesta quarta-feira (7), de Covid-19, aos 84 anos, em São Paulo.

Professor emérito da Universidade de São Paulo, ele também ocupava a cadeira número 12 da Academia Brasileira de Letras. desde 2003. Seu antecessor na vaga foi o cardeal dom Lucas Moreira Neves.

Entre suas obras mais importantes estão História concisa da literatura brasileira e Dialética da colonização. Em 2018, ele lançou pela Edusp (a editora da USP), Arte e conhecimento em Leonardo da Vinci, em que se debruçava sobre o processo criativo do gênio do renascimento italiano do fim do século 15.

O Instituto de Estudos Avançados da USP também o tinha na conta de professor honorário, que é dado a professores aposentados da universidade paulista “que muito contribuíram e contribuem com o instituto. Bosi participava de uma elite acadêmica com  gente como Antonio Candido, Aziz Ab’Sáber e José Goldemberg, César Ades, entre outros.