Pandemia interminável faz Economia estudar repeteco de MP

Crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Medida que caducou em 2019 pode garantir linhas de crédito para pequenos e médios empresários e flexibilizar garantias para um segundo empréstimo

O agravamento da segunda (terceira?, primeira?) onda da pandemia e a consequente edição de medidas de restrição de circulação em muitos estados e municípios fez com que a equipe econômica se mobilizasse para requentar o texto da MP 922, que caducou ano passado.

Ela cria o Programa de Capital de Giro para Preservação de Empresas (CGPE) e garante linhas de crédito para médios, pequenos e microempresários. No ministério da Economia, há quem veja o projeto como algo fundamental para desafogar o caixa das empresas em momento de redução de faturamento.

A MP também permite que um imóvel financiado possa ser usado como garantia em um segundo empréstimo. “É justamente essa perna da MP que ajudaria a manter aquecido o mercado de crédito mesmo com o início de um ciclo de arrocho monetário”, diz o professor de Economia da UnB Guilherme Almeida.

No Banco Central, a ideia é vista com simpatia. No Congresso, tem ótimas chances de andar. Desde que, claro, o Centrão mate no peito.