Eleito presidente do Senado com ampla maioria, Rodrigo Pacheco pode se virar contra o STF

Rodrigo Pacheco || Crédito: Jefferson Rudy/Agência Senado

Jovem político mineiro em primeiro mandato no Senado pode ser instado a mostrar serviço para o governismo abrindo processo de impeachment contra algum ministro do STF

O gabinete 24 da Ala Teotônio Vilela, no anexo 2 do Senado Federal, está uma loucura. É de lá que vai sair o “discurso de vitória” de Rodrigo Pacheco (DEM-MG), favorito para levar a presidência do Senado nas eleições de logo menos desta segunda-feira (1º).

Não há muitos detalhes sobre o documento, mas a equipe de comunicação está lembrando a trajetória política de Pacheco, estreante no Senado, mas ex-deputado com participações importantes na Câmara, como a presidência da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) durante a gestão Temer.

A ideia é acalmar os ânimos, não focar no governo e tentar rejuvenescer o Senado, uma casa tradicionalmente velha e mais resistente a mudanças.

Nos bastidores, aliados do governo dizem que a missão de Pacheco é viabilizar o impeachment de um dos ministros do STF para demonstrar lealdade a Jair Bolsonaro.

Resta saber o que um congressista que se viabilizou na vida pública após ser  advogado de uma tradicional banca constitucionalista mineira tem de fazer para dar sustentação jurídica para isso.

First things first: primeiro a eleição, depois o impeachment.

*********************

Atualização: com 57 votos favoráveis, Rodrigo Pacheco foi eleito presidente do Senado para o próximo biênio. Simone Tebet (MDB) teve 21 votos, e os dois outros postulantes ao cargo, Major Olímpio e Jorge Kajuru, renunciaram às candidaturas durante o processo e anunciaram voto em Tebet. Não rolou.