Como Bolsonaro, Lira foge do debate com seu principal rival na televisão

Arthur Lira || Crédito: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

Emulando Jair Bolsonaro no segundo turno das eleições de 2018, Arthur Lira nega convite do Roda Viva para debater com rival Baleia Rossi

O candidato governista à presidência da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), reusou o convite do Roda Viva, da TV Cultura, que nesta segunda (25), 22h, pretendia fazer do programa palco de debate entre os dois principais candidatos.

Com isso, Baleia Rossi (MDB-SP), principal oponente de Lira, ficará sozinho no centro do Roda, respondendo às perguntas dos jornalistas convidados.

Lira repete a estratégia vitoriosa de Jair Bolsonaro, que no segundo turno das eleições de 2018 não aceitou enfrentar Fernando Haddad (TV) em debates ao vivo.

Oficialmente, a justificativa da assessoria de Lira a PODER Online para a recusa é que “havia mais de um convite para o mesmo dia e resolveu-se não privilegiar nenhum veículo”.

Ah, bom.

Nos bastidores, o que se sabe é que Lira não gostaria de ter de  falar sobre as dissidências em torno de sua candidatura.

Pensando bem, é irônico que, para evitar falar de abandonos, Lira abandone uma chance de se expor na TV.

É bem verdade que dificilmente os deputados federais, os eleitores desse pleito, mudarão de voto por conta do que ouvirão no Roda Viva, mas é crível imaginar que Lira não queira responder sobre o uso da máquina federal em seu favor — ou em desfavor de Baleia.

Como PODER Online revelou quarta-feira passada, o governo já promoveu a demissão de indicados pelo MDB em seus baixos escalões.