Revista Poder

Como Bolsonaro, Lira foge do debate com seu principal rival na televisão

Emulando Jair Bolsonaro no segundo turno das eleições de 2018, Arthur Lira nega convite do Roda Viva para debater com rival Baleia Rossi

Arthur Lira || Crédito: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

O candidato governista à presidência da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), reusou o convite do Roda Viva, da TV Cultura, que nesta segunda (25), 22h, pretendia fazer do programa palco de debate entre os dois principais candidatos.

Com isso, Baleia Rossi (MDB-SP), principal oponente de Lira, ficará sozinho no centro do Roda, respondendo às perguntas dos jornalistas convidados.

Lira repete a estratégia vitoriosa de Jair Bolsonaro, que no segundo turno das eleições de 2018 não aceitou enfrentar Fernando Haddad (TV) em debates ao vivo.

Oficialmente, a justificativa da assessoria de Lira a PODER Online para a recusa é que “havia mais de um convite para o mesmo dia e resolveu-se não privilegiar nenhum veículo”.

Ah, bom.

Nos bastidores, o que se sabe é que Lira não gostaria de ter de  falar sobre as dissidências em torno de sua candidatura.

Pensando bem, é irônico que, para evitar falar de abandonos, Lira abandone uma chance de se expor na TV.

É bem verdade que dificilmente os deputados federais, os eleitores desse pleito, mudarão de voto por conta do que ouvirão no Roda Viva, mas é crível imaginar que Lira não queira responder sobre o uso da máquina federal em seu favor — ou em desfavor de Baleia.

Como PODER Online revelou quarta-feira passada, o governo já promoveu a demissão de indicados pelo MDB em seus baixos escalões.

Sair da versão mobile