EDIÇÃO ESPECIAL – OS LIVROS QUE TÊM FEITO A NOSSA CABEÇA

Em tempos de isolamento social, separamos os livros que prenderam a nossa atenção nestes dias de quarentena. Entre os selecionados há clássicos, lançamentos e títulos sobre o momento conturbado em que vivemos. Boa leitura

Por Dado Abreu

BILLION DOLLAR LOSER – THE EPIC RISE AND SPECTACULAR FALL OF ADAM NEUMANN AND WEWORK
Reeves Wiedeman
(
Little, Brown and Company)

Na lista dos best-sellers do Wall Street Journal, conta a história da WeWork e seu CEO, Adam Neumann, que juntos representaram uma das mais audaciosas e improváveis ascensões e quedas no mundo dos negócios americanos (em inglês). 

Créditos: divulgação

A FAMÍLIA MANDIBLE: 2029-2047
Lionel Shriver
(
Intrínseca)

Em meio à contundente queda do PIB dos países causada pela pandemia, a autora de Precisamos Falar Sobre o Kevin cria neste romance distópico uma sátira sobre o fim da hegemonia dos EUA. Em 2029, a China enfim é alçada ao posto de maior potência econômica mundial e, da noite para o dia, o dólar despenca. 

 

Crédito: divulgação

 

COMO AS DEMOCRACIAS MORREM
Steven Levitsky, Daniel Ziblatt
(Zahar)

Uma análise perturbadora das ameaças às democracias em todo o mundo por dois dos mais conceituados professores de Harvard. Sucesso mundial de público e de crítica, é uma obra fundamental para este momento atual de pandemia.

Crédito: divulgação

O ESPLÊNDIDO E O VIL
Erik Larson
(Intrínseca)

Os bastidores de como o ex-primeiro-ministro Winston Churchill uniu o Reino Unido durante o pior momento da Segunda Guerra. O livro foi indicado por Bill Gates em seu blog. 

Crédito: divulgação

 

COMO EVITAR UM DESASTRE CLIMÁTICO – AS SOLUÇÕES QUE TEMOS E AS INOVAÇÕES NECESSÁRIAS
Bill Gates
(Companhia das Letras)

O magnata da Microsoft propõe um plano abrangente, prático e acessível para zerar a emissão de gases de efeito estufa (GEE) e evitar uma catástrofe climática.

Crédito: divulgação

 

THINK AGAIN: THE POWER OF KNOWING WHAT YOU DON’T KNOW
Adam Grant
(Viking)

Um dos palestrantes mais populares do TED Talks e autor do best-seller Originais – Como os Inconformistas Mudam o Mundo, o psicólogo examina a arte crítica de repensar: aprender a questionar suas opiniões e abrir a mente, o que pode trazer performance no trabalho e sabedoria na vida (em inglês). 

Crédito: divulgação

 

UM DIA CHEGAREI A SAGRES
Nélida Piñon
(Record)

Por si só, o novo romance da imortal é um evento literário já que ela não publicava desde 2004. A obra retrata, por meio da ficção, o transcurso histórico de Portugal a partir do século 15.

Crédito: divulgação

MÉRITO
Rachel Cusk
(Todavia)

Ao reproduzir tramas alheias e instigar reflexões, o terceiro e último volume da aclamada trilogia de Cusk consegue intensificar o impressionante controle narrativo que marca a série da protagonista Faye e consolida a escritora como uma das mais importantes da atualidade.

Crédito: divulgação

DEZ LIÇÕES PARA O MUNDO PÓS-PANDEMIA
Fareed Zakaria
(Intrínseca)

O apresentador da CNN convida o leitor a compreender melhor a natureza de consequências políticas, sociais, tecnológicas e econômicas que em outras circunstâncias levariam anos para ocorrer.

Créditos: divulgação

26 POETAS HOJE
Heloisa Buarque de Hollanda
(Companhia das Letras)

Publicado em 1976 como resposta dos jovens aos anos de chumbo, a reedição de uma das mais importantes antologias da poesia brasileira tem organização da acadêmica e ensaísta e traz textos de Ana Cristina Cesar, Torquato Neto, Zulmira Ribeiro Tavares, Chacal, entre outros.

Crédito: divulgação

TORTO ARADO 
Itamar Vieira Junior
(Todavia)

No sertão baiano, duas irmãs encontram uma misteriosa faca em uma mala guardada sob a cama da avó. Ocorre então um acidente e para sempre a vida delas estará ligada. Vencedor do Jabuti 2020.

Crédito: divulgação

A REGRA É NÃO TER REGRAS: A NETFLIX E A CULTURA DA REINVENÇÃO
Reed Hastings
(Intrínseca)

Primeiro livro escrito pelo CEO da Netflix conta os bastidores da cultura da empresa. De um serviço de locação de DVDs por correio a uma superpotência de streaming

Créditos: divulgação

 

NÓS, MULHERES
Rosa Montero
(Todavia)

Uma viagem pela história das mulheres que marcaram o mundo. Agatha Christie, Simone de Beauvoir e Frida Kahlo, mas também figuras menos conhecidas como Mary Anning, primeira paleontóloga da história, e Juana Azurduy, que liderou exércitos contra os espanhóis.

Crédito: divulgação

 

UM DEFEITO DE COR
Ana Maria Gonçalves
(Record)

Romance premiado sobre a história de uma mulher vendida como escrava quando criança. “Entre os melhores livros que li nesta língua eslava”, escreve Millôr Fernandes no prefácio.

Crédito: divulgação

MASTODONTES
Joshua B. Freeman
(Todavia)

A história da fábrica e a construção do mundo moderno. A partir das primeiras instalações no Velho Mundo, depois nos Estados Unidos e nas outras nações, tudo se transformou, da economia à expectativa de vida, da maneira como as cidades se organizam à nossa relação com o mundo natural.

Crédito: divulgação