Por Dado Abreu
BILLION DOLLAR LOSER – THE EPIC RISE AND SPECTACULAR FALL OF ADAM NEUMANN AND WEWORK
Reeves Wiedeman
(Little, Brown and Company)
Na lista dos best-sellers do Wall Street Journal, conta a história da WeWork e seu CEO, Adam Neumann, que juntos representaram uma das mais audaciosas e improváveis ascensões e quedas no mundo dos negócios americanos (em inglês).
A FAMÍLIA MANDIBLE: 2029-2047
Lionel Shriver
(Intrínseca)
Em meio à contundente queda do PIB dos países causada pela pandemia, a autora de Precisamos Falar Sobre o Kevin cria neste romance distópico uma sátira sobre o fim da hegemonia dos EUA. Em 2029, a China enfim é alçada ao posto de maior potência econômica mundial e, da noite para o dia, o dólar despenca.
COMO AS DEMOCRACIAS MORREM
Steven Levitsky, Daniel Ziblatt
(Zahar)
Uma análise perturbadora das ameaças às democracias em todo o mundo por dois dos mais conceituados professores de Harvard. Sucesso mundial de público e de crítica, é uma obra fundamental para este momento atual de pandemia.
O ESPLÊNDIDO E O VIL
Erik Larson
(Intrínseca)
Os bastidores de como o ex-primeiro-ministro Winston Churchill uniu o Reino Unido durante o pior momento da Segunda Guerra. O livro foi indicado por Bill Gates em seu blog.
COMO EVITAR UM DESASTRE CLIMÁTICO – AS SOLUÇÕES QUE TEMOS E AS INOVAÇÕES NECESSÁRIAS
Bill Gates
(Companhia das Letras)
O magnata da Microsoft propõe um plano abrangente, prático e acessível para zerar a emissão de gases de efeito estufa (GEE) e evitar uma catástrofe climática.
THINK AGAIN: THE POWER OF KNOWING WHAT YOU DON’T KNOW
Adam Grant
(Viking)
Um dos palestrantes mais populares do TED Talks e autor do best-seller Originais – Como os Inconformistas Mudam o Mundo, o psicólogo examina a arte crítica de repensar: aprender a questionar suas opiniões e abrir a mente, o que pode trazer performance no trabalho e sabedoria na vida (em inglês).
UM DIA CHEGAREI A SAGRES
Nélida Piñon
(Record)
Por si só, o novo romance da imortal é um evento literário já que ela não publicava desde 2004. A obra retrata, por meio da ficção, o transcurso histórico de Portugal a partir do século 15.
MÉRITO
Rachel Cusk
(Todavia)
Ao reproduzir tramas alheias e instigar reflexões, o terceiro e último volume da aclamada trilogia de Cusk consegue intensificar o impressionante controle narrativo que marca a série da protagonista Faye e consolida a escritora como uma das mais importantes da atualidade.
DEZ LIÇÕES PARA O MUNDO PÓS-PANDEMIA
Fareed Zakaria
(Intrínseca)
O apresentador da CNN convida o leitor a compreender melhor a natureza de consequências políticas, sociais, tecnológicas e econômicas que em outras circunstâncias levariam anos para ocorrer.
26 POETAS HOJE
Heloisa Buarque de Hollanda
(Companhia das Letras)
Publicado em 1976 como resposta dos jovens aos anos de chumbo, a reedição de uma das mais importantes antologias da poesia brasileira tem organização da acadêmica e ensaísta e traz textos de Ana Cristina Cesar, Torquato Neto, Zulmira Ribeiro Tavares, Chacal, entre outros.
TORTO ARADO
Itamar Vieira Junior
(Todavia)
No sertão baiano, duas irmãs encontram uma misteriosa faca em uma mala guardada sob a cama da avó. Ocorre então um acidente e para sempre a vida delas estará ligada. Vencedor do Jabuti 2020.
A REGRA É NÃO TER REGRAS: A NETFLIX E A CULTURA DA REINVENÇÃO
Reed Hastings
(Intrínseca)
Primeiro livro escrito pelo CEO da Netflix conta os bastidores da cultura da empresa. De um serviço de locação de DVDs por correio a uma superpotência de streaming
NÓS, MULHERES
Rosa Montero
(Todavia)
Uma viagem pela história das mulheres que marcaram o mundo. Agatha Christie, Simone de Beauvoir e Frida Kahlo, mas também figuras menos conhecidas como Mary Anning, primeira paleontóloga da história, e Juana Azurduy, que liderou exércitos contra os espanhóis.
UM DEFEITO DE COR
Ana Maria Gonçalves
(Record)
Romance premiado sobre a história de uma mulher vendida como escrava quando criança. “Entre os melhores livros que li nesta língua eslava”, escreve Millôr Fernandes no prefácio.
MASTODONTES
Joshua B. Freeman
(Todavia)
A história da fábrica e a construção do mundo moderno. A partir das primeiras instalações no Velho Mundo, depois nos Estados Unidos e nas outras nações, tudo se transformou, da economia à expectativa de vida, da maneira como as cidades se organizam à nossa relação com o mundo natural.