SP tem previsão de temperatura amena para a semana

SP tem previsão de temperatura amena para a semana
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê temperaturas entre 16°C e 25°C na capital – Reprodução X (@bannistv)

No estado de SP, a chuva mais intensa poderá acontecer na faixa norte

A região metropolitana de São Paulo terá uma quarta-feira (30) com manhã fria e clima ameno ao longo do dia. Há previsão de chuva leve e isolada no fim da tarde, segundo os meteorologistas.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê temperaturas entre 16°C e 25°C na capital. “O dia começa com muitas nuvens, aberturas de sol pela manhã e elevação gradual da temperatura. A umidade do ar permanece acima dos 55%”, afirma o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da Prefeitura de São Paulo.

Entretanto, no estado, a chuva mais intensa deve ocorrer apenas na faixa norte, entre Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. Nas regiões, o Inmet indica possíveis acumulados de até 50 mm em 24 horas, com baixo risco de alagamentos. Em Santos, na Baixada Santista, os termômetros podem chegar a 27°C nesta quarta-feira, com muitas nuvens e possibilidade de chuva isolada.

Previsão do tempo

Além disso, em Ubatuba, no litoral norte, a previsão indica pancadas de chuva à tarde e máxima de 24°C. Para a quinta-feira (31), o CGE prevê que o cenário atmosférico permanece semelhante na região metropolitana de São Paulo, com céu nublado, períodos de sol ao longo do dia, vento de sudeste na costa paulista e baixa chance de chuva.

Enquanto isso, o Inmet acrescenta que um canal de umidade se formou e deve persistir nos próximos dias, trazendo chuvas a diversas áreas do país. De acordo com a Folha de SP, as chuvas devem se concentrar desde o sul da Amazônia, passando pelo Centro-Oeste e Sudeste nos próximos dias.

Esse canal de umidade, ligado a uma zona de convergência do Atlântico Sul, trará acumulados significativos de chuva em áreas de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo, com volumes entre 30 mm e 80 mm. No Nordeste, especialmente no sul da Bahia, e no Norte, no sul do Pará, a Climatempo aponta que os acumulados de chuva podem variar de 100 mm a 200 mm até o início da próxima semana.