Em um cenário onde as informações das redes sociais são cada vez mais questionadas, a imprensa tem um papel fundamental no combate a notícias e dados imprecisos. Essa realidade é ainda mais forte na área da saúde e, por isso, médicos e profissionais de saúde precisam olhar com muito zelo para uma área muitas vezes negligenciada: a comunicação institucional. “A assessoria de imprensa na área médica é de suma importância. Nesse ano, a Holding Comunicações comemora suas três décadas com o repertório de já ter contribuído com o destaque de mais de 540 clientes, entre médicos e marcas de saúde e beleza, em um mercado onde a ciência é a base de tudo”, diz a jornalista Maria Alice Amoroso Nunes, CEO da Holding Comunicações. “A mediação das relações entre médicos e jornalistas torna-se uma tarefa cada vez mais importante, pois na ponta final desse serviço está a sociedade, que anseia por informações de qualidade no que tange à prevenção, manejo e tratamento de doenças”, acrescenta Maria Claudia Amoroso Nunes, diretora e sócia da empresa.
A Holding nasceu em 1994, em um cenário onde a comunicação estava em plena metamorfose. “A assessoria de imprensa era uma novidade e ganhou destaque rapidamente como um meio estratégico de comunicação entre empresas e o público”, diz a CEO. “Ajudar os jornalistas a transformar a pauta em reportagem com agilidade e profundidade na informação foi um dos marcos iniciais que nortearam a reputação que a Holding possui até hoje: de empresa de comunicação ética, focada em ciência e atendimento personalizado”, completa a diretora e sócia Maria Paula Amoroso Nunes.
Mesmo que a comunicação tenha passado por mudanças significativas, com uma maior importância dada às redes sociais, a mídia tradicional, com os jornais impressos, revistas, portais de notícia, rádio e televisão, ainda é vista com mais segurança na transmissão de informações sérias e relevantes. Segundo as diretoras da Holding Comunicações, uma das principais funções da assessoria de imprensa, nesse contexto, é garantir a precisão e a veracidade das informações divulgadas. “O dinamismo é uma das características mais fortes da Holding. Além de monitorar ativamente as redes sociais e plataformas de mídia, a empresa tem um grupo de pesquisa especialmente responsável pela área médica. Para a seleção das pautas, avaliamos não só a data de um estudo científico, por exemplo, mas o seu reflexo na sociedade – e como podemos divulgar essa informação para alertar um número maior de pessoas”, explica Maria Alice. “O resultado da Holding é sólido, porque a empresa tem uma base forte fincada em uma tríade poderosa: conteúdo, relacionamento e especialização. Todo esse trabalho é personalizado de acordo com o objetivo de cada cliente, mas a assessoria e a orientação da Holding são fundamentais para definição do melhor caminho para essa conquista”, completa Maria Paula. “A utilização da criatividade e proatividade em todas as etapas do trabalho, inclusive na criação de pautas e ações diferenciadas, com lançamento de tendências, é um grande diferencial. Mas tudo é divulgado com respeito ao Código de Ética Médica”, completa Maria Claudia.
A assessoria de imprensa Holding Comunicações também desempenha um papel importante na educação e conscientização do público sobre questões de saúde e beleza. “Isso inclui não apenas fornecer informações precisas sobre doenças e tratamentos, mas também promover estilos de vida saudáveis, medidas de prevenção e acesso aos cuidados de saúde e beleza”, explica Maria Alice.
30 anos escrevendo a história da comunicação na área médica
Quando a Holding Comunicações foi criada, os press releases eram enviados fisicamente às redações. “O relacionamento com os jornalistas era mais pessoal, construído ao longo de encontros presenciais, eventos específicos e inúmeras coletivas de imprensa. A partir de então, os laços da Holding Comunicações com os veículos de comunicação ficaram mais estreitos e foram mantidos diariamente nos 30 anos de história. Mesmo com a digitalização, que permitiu a distribuição instantânea de informações, ampliando os canais de comunicação e tornando o processo mais ágil e interativo, o contato da Holding com os jornalistas se manteve estreito e pessoal”, diz Maria Claudia.
Além disso, a empresa tem inovado continuamente, acompanhando a evolução tecnológica da comunicação. Com o advento das plataformas digitais, a Holding Comunicações desenvolveu serviços complementares, como a produção de conteúdo específico para redes sociais, sites e outras plataformas. Em 2023, foi responsável pela coprodução e escrita do livro Dermatologia & Gerações. “Essa obra é uma celebração das histórias inspiradoras de 22 dermatologistas e seus sucessores que moldaram a profissão no Brasil. Também reconta a história dessa especialidade desde seus primórdios, acompanhando toda a evolução da Dermatologia ao longo das décadas. O projeto é fruto de um extenso trabalho de pesquisa, entrevistas, redação e revisão; o livro foi pensado e redigido com todo cuidado para proporcionar uma leitura agradável e profunda”, explica Maria Alice.
Os números da Holding
Ao longo dos 30 anos de história, a Holding foi responsável pela escrita de 49.321 releases, 279.363 publicações até o começo de outubro, o equivalente a 11.760.000 cm – se as clipagens fossem colocadas lado a lado, daria para ir e voltar de São Paulo a Santos; 548 clientes foram atendidos, dentre esses mais de 300 médicos; 87% são indicações de jornalistas e parceiros. A Holding já divulgou clientes em mais de 200 eventos. “As parcerias da Holding são fortes, cerca de 65% dos clientes atuais já trabalham conosco há mais de 5 anos”, diz Maria Claudia. “Nosso time combina a vasta experiência da equipe sênior em relações públicas e marketing com a energia renovadora da nova geração. Juntos, todos os profissionais da Holding somam 104 anos de experiência nas áreas de saúde, beleza e bem-estar”, finaliza Maria Alice.
FONTE: *HOLDING COMUNICAÇÕES: Com 30 anos de experiência na área de saúde, beleza e bem-estar, a Holding Comunicações é uma assessoria de comunicação que gera, na imprensa, mais de 4000 publicações anuais aos clientes e oferece conteúdo sólido de saúde para as mídias on e offline. Responsável pelo lançamento de diversas marcas do ramo no país, a empresa foi responsável pela coprodução, em 2023, do livro Dermatologia & Gerações.