6 DIRETORAS PARA FICAR DE OLHO NA MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SÃO PAULO

48ª edição do festival traz novos trabalhos das cineastas Anna Muylaert, Sandra Kogut, Renata Pinheiro, Mariana Rondón, Fernanda Bond e Valentina Homem

Com mais de 400 títulos em exibição, a 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo é uma ótima oportunidade para o público se aprofundar — quando não conhecer — o trabalho de diferentes cineastas, sejam eles consagrados ou novatos. Por isso, se você está em busca de autoras interessantes, com filmes emocionantes e complexos, confira a seguir seis ótimas dicas para aproveitar os últimos dias de festival:

ANNA MUYLAERT



Diretora consagrada, conhecida por filmes como Que Horas Ela Volta? e Mãe Só Há Uma, Anna Muylaert apresenta para o público da Mostra O CLUBE DAS MULHERES DE NEGÓCIO. Com um elenco estelar, composto por nomes como Cristina Pereira, Irene Ravache, Luís Miranda e Rafael Vitti, o longa mistura sátira e suspense, questionando as estruturas de poder, os papéis de gênero e o elitismo enraizado na sociedade brasileira.

Ambientado em um universo onde os estereótipos de gênero são invertidos, um fotógrafo e seu inexperiente colega vão a um clube de campo, frequentado por poderosas mulheres de negócio. Enquanto as sócias almoçam, três onças escapam, criando um jogo perigoso, repleto de mentiras e negação, que pode colocar tudo a perder.

 

SANDRA KOGUT


Depois de passar por festivais prestigiados no mundo todo, a diretora Sandra Kogut lança NO CÉU DA PÁTRIA NESSE INSTANTE na 48ª edição do festival. O documentário registra a corrida eleitoral de 2022, marcada por tensões, angústias e medos dos eleitores, assim como pela disseminação de fake news e a ameaça à democracia, que se tornaria ainda mais evidente nos eventos de 8 de janeiro de 2023.

Com depoimentos de personagens de todo o espectro político e imagens gravadas no calor do momento, Kogut transforma seu filme em um documento importante sobre um momento emblemático da história recente do país, mas a partir da perspectiva de pessoas que geralmente não estão nos holofotes.

 

RENATA PINHEIRO


Responsável pelos longas Açúcar e Amor e Plástico e Barulho, a diretora Renata Pinheiro leva à Mostra seu mais novo projeto, LISPECTORANTE. Como o nome bem sugere, o filme é inspirado nos textos da escritora Clarice Lispector e é protagonizado por Marcélia Cartaxo, que já interpretou uma personagem da autora em A Hora da Estrela.

A trama acompanha Glória, uma mulher madura em meio a uma crise existencial. De volta à sua cidade natal, a protagonista encontra um respiro de vida nas ruínas onde viveu Clarice: uma descoberta tão fantástica que transformará Glória para sempre.

 

MARIANA RONDÓN

Depois de passar pelo Festival de San Sebastián, a diretora venezuelana Mariana Rondón apresenta ZAFARI para o público brasileiro. Vencedora do prêmio Concha de Oro por Pelo Malo, a cineasta narra agora a história de uma sociedade distópica, onde não há mais água, comida ou esperança.

Na trama, repleta de humor e suspense, a chegada de um hipopótamo no zoológico desencadeia uma avalanche de conflitos entre vizinhos de classes sociais distintas. É neste cenário que a protagonista Ana (Daniela Ramírez) busca soluções para problemas cotidianos até, enfim, decidir fugir e deixar a barbárie para trás.

 

FERNANDA BOND E VALENTINA HOMEM


Depois de duas décadas de parceria criativa, Fernanda Bond e Valentina Homem comandam seu primeiro longa-metragem, o sensível UM DIA ANTES DE TODOS OS OUTROS. Com protagonismo feminino na frente e atrás das câmeras, o filme faz uma reflexão profunda sobre em quem recai a responsabilidade do cuidado na sociedade.

Depois de 20 anos trabalhando em um mesmo lar, Marli (Clarissa Pinheiro) descobre que o apartamento onde trabalhava foi vendido e sua antiga patroa Iara (Elvira Helena) será transferida para um asilo. A notícia abre a possibilidade de voltar para sua terra natal. Contudo, é neste momento que sua filha Sofia (Marianna Bittencourt) dá a notícia mais difícil deste longo dia.