O Furacão Milton causou mortes no condado de St. Lucie
A manhã em Tampa ainda apresenta riscos de inundação após o Furacão Milton, mesmo que a cidade tenha conseguido evitar os piores cenários relacionados à tempestade, conforme informou a prefeita durante um briefing na manhã desta quinta-feira (10).
“Não acabou”, alertou a prefeita Jane Castor. “Às 7:00 desta manhã, quando a maré alta chegar, os rios vão inundar todo o Condado de Hillsborough, não apenas na cidade de Tampa.” Castor planeja realizar um sobrevoo ao amanhecer para avaliar a extensão dos danos. Os impactos resultaram na falta de energia para a maioria dos clientes da Tampa Energy.
O chefe da polícia de Tampa, Lee Bercaw, relatou que os policiais atenderam uma ocorrência durante a noite, onde 15 pessoas, incluindo crianças, ficaram presas sob uma árvore caída. Todas receberam resgate com segurança.
Resgates em meio aos escombros em Palm Beach
Vários residentes do Condado de Palm Beach receberam ajuda após tornados, supostamente, atingirem a região na noite de quarta-feira (9), conforme informado pelas autoridades. Alguns dos resgatados estavam presos sob destroços ou em veículos que foram capotados pelos ventos fortes, segundo o Corpo de Bombeiros do Condado de Palm Beach. De acordo com a CNN, as chamadas de emergência começaram por volta das 17h de quarta e se estenderam por quase uma hora.
“Nossas equipes no local relataram várias casas danificadas, veículos deslocados e escombros por toda a área”, comunicou o Corpo de Bombeiros em uma postagem no Facebook. Cinco pessoas, três com ferimentos graves, foram para hospitais locais, enquanto muitos outros receberam atendimento para lesões leves.
Mortes confirmadas em comunidade de aposentados
As autoridades do condado de St. Lucie confirmaram as primeiras fatalidades atribuídas ao Furacão Milton. Elas ocorreram na costa leste da Flórida após um tornado atingir uma comunidade de aposentados. “Não vamos entrar em números, mas posso afirmar que já recuperamos mais de uma pessoa que, infelizmente, perdeu a vida”, disse o xerife do condado de St. Lucie, Keith Pearson, à Laura Coates da CNN.
Agentes e cerca de 200 pessoas do estado estão em busca de indivíduos presos na comunidade de aposentados. O tornado “deixou um caminho de destruição” no local, de acordo com o xerife. Ele acrescentou que as equipes de resgate enfrentam ventos e chuvas intensos durante suas operações. Embora as únicas mortes confirmadas tenham sido na comunidade de aposentados, centenas de residências foram “completamente destruídas” por tornados em todo o condado, mencionou Pearson, como um depósito do Departamento do Xerife para equipamentos de emergência.