A solicitação aconteceu no mesmo dia em que o ministro do STF, Alexandre de Moraes, determinou o bloqueio do X
Nesta sexta-feira (30), o Supremo Tribunal Federal (STF) solicitou ao aplicativo Bluesky a retirada de perfis falsos com o nome da Suprema Corte. Atualmente, a rede social se tornou uma alternativa para os usuários do X após a suspensão do site no território brasileiro.
De acordo com a CNN, o pedido do STF aconteceu no mesmo dia em que o ministro Alexandre de Moraes suspendeu o X. O pedido da remoção aconteceu para evitar que o público associe publicações falsas à Suprema Corte.
Nesta segunda-feira (2), a primeira turma do STF julgará a decisão de Moraes sobre a suspensão do X. O ministro enviou a decisão para análise em uma sessão virtual extraordinária. O julgamento irá durar 24 horas, da 0h às 23h59. O despacho que convocou a sessão extraordinária recebeu a assinatura neste domingo (1º).
Decisão do STF contra o X
Nesta sexta-feira (30), Moraes suspendeu o X em todo o território brasileiro. A medida irá valer até que a plataforma cumpra as decisões do STF, indique um representante no país e pague as multas que somam R$18,3 milhões.
Neste sábado, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou ao STF que todos os provedores de internet receberam o aviso sobre a suspensão do X. O bloqueio da plataforma começou ainda na madrugada do sábado (31). Desde então, a decisão foi implementada progressivamente.