O WhatsApp, aplicativo de mensagens, não funcionará mais em celulares com o sistema operacional KaiOS. Os usuários dos aparelhos que nunca usaram o app nos dispositivos ou desfizeram da conta antes de 25 de junho, já não vão poder usá-lo.
Entretanto, os que já fizeram uso e permaneceram, o uso só estará disponível até o começo de 2025. De acordo com a CNN, o guia de ajuda do site da KaiOS que transmitiu a informação do não-funcionamento. No entanto, ela não justificou o motivo do encerramento do serviço.
No caso, a criação do sistema operacional teve base no antigo Firefox OS. Ele esteve em celulares básicos e recebeu adaptação para àqueles dispositivos que não teriam tela sensivel ao toque. Este tipo de plataforma foi utilizada em aparelhos da Positivo, Multilaser e Nokia.
De acordo com a página de Central de Ajuda no WhatsApp, os aparelhos com KaiOS 2.5.0 e posteriores, inclusos JioPhone e JioPhone 2, ainda serão compatíveis com o sistema. No entanto, isso poderá mudar após o começo de 2025.
A empresa KaiOS afirmou que, em todos os anos, analisou quais seriam os aparelhos e softwares mais antigos e menos usados. “É possível que esses aparelhos não abranjam as atualizações de segurança mais recentes ou não incluam funcionalidades necessárias para operar o WhatsApp”, afirmou.