Uma mensagem emitida por representantes brasileiros informou aos cidadãos do Brasil em Gaza sobre a expectativa de saída do grupo do território na quinta-feira, atravessando a fronteira em direção ao Egito. As autoridades dos países envolvidos comunicaram às Embaixadas que a saída do grupo pela fronteira com o Egito será nesta quinta-feira (9), embora tanto o Itamaraty quanto o Escritório da Representação do Brasil em Ramala, na Cisjordânia ocupada, ainda não tenham oficializado a confirmação da informação.
Inicialmente, previa-se que os 34 brasileiros presos no sul da Faixa de Gaza deixariam o local em direção ao Egito até quarta-feira. No entanto, eles não foram incluídos na mais recente lista de estrangeiros autorizados a sair do enclave, divulgada na quarta-feira.
Autoridades do Brasil relataram que o Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, anunciou que seu homólogo de Israel, Eli Cohen, garantiu a saída dos brasileiros de Gaza até quarta-feira. Apesar disso, a assessoria do Itamaraty esclareceu que as negociações para a saída do grupo estão em andamento, conduzidas pelas Embaixadas do Brasil no Cairo, Tel Aviv e Ramala.
A lista divulgada pelo Escritório da Representação do Brasil em Ramala inclui 601 estrangeiros autorizados a deixar Gaza nesta quarta-feira. A maioria é composta por cidadãos da Ucrânia (228), seguidos por indivíduos das Filipinas (107), Estados Unidos (100), Alemanha (75), Romênia (51) e Canadá (40).
Dos 34 brasileiros, 16 estão em Khan Yunis e 18 em Rafah, mais próxima da fronteira com o Egito. O grupo é composto por 18 crianças, 10 mulheres e 6 homens.