Lula já tinha em Gabriel Boric, seu jovem homólogo chileno, um crítico agudo – ainda que pontual. No encontro dos países da América Latina com os da União Europeia (Celac-UE), em Bruxelas, ele fez questão de marcar distância do brasileiro ao definir quem era invasor e quem era invadido no conflito da Ucrânia.
Agora é Gustavo Petro, da Colômbia, o novo antagonista. Na Cúpula da Amazônia, como se sabe, o presidente colombiano disse que o negacionismo da esquerda – ou do campo progressista – se traduz pela “transição” que jamais se cumpre para o uso de energias limpas. Enquanto isso, dá-lhe sobrevida do combustível fóssil.
Bem, tudo isso para dizer que o ator Mark Ruffalo, que tem Lula como um de seus herois, voltou ao ex-Twitter na noite de quinta (10) para comentar os resultados da Cúpula da Amazônia e mandar um recado a “mr. president” Lula da Silva. Dirigind0-se ao brasileiro, escreveu:
“Colômbia é a primeira nação amazônica a bancar o que a ciência demanda: o objetivo de proteger 80% da floresta até 2025, e a ação para interromper a perfuração de poços de petróleo na Amazônia.”
E seguiu: “É precisamente esse tipo de liderança que a humanidade precisa do senhor, senhor presidente”.
Under President @petrogustavo, Colombia is the first Amazon nation to back what science demands: a goal to protect 80% of the rainforest by 2025, and a call to stop oil drilling in the Amazon.
That is precisely the kind of leadership humanity needs from you, Mr. President.
— Mark Ruffalo (@MarkRuffalo) August 10, 2023