Fernando Haddad termina nesta sexta-feira (16) uma semana gloriosa. Verdade que a cotação do dólar comercial subiu 0.89% na manhã nesta sexta-feira (16), interrompendo um ciclo de quedas que acontece desde o início do mês.
Esta semana, Haddad recebeu outra boa notícia, ou melhor dizendo, uma outra ótima notícia: a economia brasileira está menos vulnerável ao risco de curto prazo, segundo a agência de classificação de risco S&P Global Ratings. Na quarta-feira (14), a perspectiva de rating do Brasil passou de estável para positiva, o que não acontecia desde 2019.
A S&P destacou os esforços do governo em adotar medidas de consolidação fiscal para reduzir o déficit e, em comunicado, pontou que isso, somado a taxas de juros mais baixas e à implementação gradual da agenda de reformas, deve contribuir para o crescimento e o fortalecimento das perspectivas de investimento, além de melhorar os resultados fiscais. A agência não descartou atualizar o rating do país nos próximos dois anos se essas perspectivas positivas se confirmarem.