O tema da diversidade parece onipresente nas corporações, mas há infelizmente passos infinitos a ser dados. Quando o foco se dá em pessoas com deficiência (PCD), aí é que o mato está alto demais mesmo. A publicidade, o jornalismo e mesmo a escolha de porta-vozes do mundo corporativo costumam fazer escolhas um tanto inconscientemente – vieses adquiridos que só a muito custo caem.
Dado o contexto, o Guia de Comunicação Inclusiva e o Banco de Imagens de Diversidade Brasileira, que serão lançados nesta quinta (29), 19h, no Unibes Cultural, ao lado da estação do metrô Sumaré, em São Paulo, são pequenos milagres que irromperam na sociedade.
Produzidos pela consultoria Talento Incluir, que criou a plataforma UinHub, de conteúdo e produtos com foco na demanda dos grupos PCD, os produtos são nada menos do que indispensáveis – o problema é que muitas pessoas, tomadores de decisão incluídos, só percebem isso ao travarem contato com eles. Às vezes nem assim.
O banco de imagens, por exemplo, tem uma missão bastante simples, mas fundamental: “contribuir para a mudança do cenário de exclusão no Brasil”, já que ele é, como informado no site “100% inclusivo, 100% brasileiro e 100% real.”
Mais informações em uinstock.net