Vazamento do Datafolha e “spaces” comentando pesquisas marcam campanha

Lula, Bolsonaro e Tebet || Crédito: Reprodução/ Isac Nóbrega/PR/Roque de Sá/Agência Senado

Inflação de levantamentos eleitorais cria grupos de discussão no Twitter; “pesquisa das pesquisas”, Datafolha tem números divulgados antes de publicação oficial

Uma inflação de pesquisas eleitorais e vazamentos cada vez mais comuns da mais esperada delas – a do Datafolha –, vêm marcando essa campanha eleitoral.

As campanhas majoritárias de 2022 foram monitoradas com lupa por diversos institutos de pesquisa, que trabalharam muitas vezes a soldo de instituições financeiras como as corretoras Genial, XP e o banco BTG.

Com o Datafolha, o Ipec (formado por ex-funcionários do Ibope), o Poder 360 e o Atlas, houve resultados para todos os gostos, em muitos estados do Brasil, e isso municiou um número crescente de perfis no Twitter cuja missão têm sido totalizar esses muitos números e comentá-los.

A moda no Twitter nestas semanas foi o recurso Space, uma espécie de live de áudio, em que os usuários conversam sobre o tema.

Na tarde desta quinta (29), supostos números do mais recente levantamento Datafolha, que só seriam conhecidos oficialmente no começo da noite, já circulavam. Neles, Tebet ultrapassava Ciro, o que não aconteceu; tampouco a vitória cristalina de Lula no primeiro turno. O dado oficial o colocou com 50% dos votos válidos.