A semana que marcou o início oficial da campanha eleitoral – algo que num tempo de motociatas em dias úteis e Flows é um dado exclusivamente formal – foi pródiga em divulgação de pesquisas. E a presidencial desta quinta (18) do Datafolha, que apresentou uma diferença considerável de 15 pontos entre os dois principais contendores e plasmou de novo a possibilidade de Lula levar no primeiro turno, gerou um silêncio pouco usual no círculo presidencial.
Bolsonaro fez a egípcia, assim como seus papagaios de pirata, ou melhor, seus ministros. Sobrou para o deputado federal 03 Bolsonaro a dura tarefa de tentar desqualificar o Datafolha indicando que essa rodada foi financiada pelas Organizações Globo, como se isso maculasse os resultados. Uma frase do ex-senador Roberto Requião (PT-PR) indicando que “pesquisas se compram” também foi mobilizada.
A CNN brazuca ouviu o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, que estrilou: “Datafolha se acostumou a só acertar no dia da eleição.”
A conta de Jair Bolsonaro no Twitter nesta sexta (19) se destaca por uma montagem com a cabeça do presidente no corpo de um fisiculturista à Schwarzenneger, numa possível alusão à redução do preço da proteína whey, utilizada pelo povo da maromba. A tanguinha verde que deve fazer a cabeça do Veio da Havan e o número 22 da candidatura presidencial se destacam na imagem.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) August 19, 2022