A eleição para os governos estaduais é tão subsidiária no noticiário político nacional que os candidatos a governador, mesmo aqueles para o principal estado da federação, São Paulo, têm de se esforçar para conquistar um esgar de atenção — e comiseração — da audiência.
A corrida para o Bandeirantes se iniciou com dois fatos curiosos que vêm monopolizando a estratégia dos quatro principais postulantes. O ex-prefeito paulistano Fernando Haddad (PT) e o ex-governador temporão Márcio França (PSB), que transitam por uma faixa ideológica comum, enfrentam uma disputa interna.
Os dois partidos, como se sabe, estão coligados na eleição presidencial, com Lula (PT) e o ex-governador paulista Geraldo Alckmin (PSB) compondo chapa. Os partidos, contudo, não conseguem deixar de brigar entre si em estados como Rio Grande do Sul e — até aqui — São Paulo. França, que vem atrás de Haddad nas pesquisas, mantém-se ativo nas redes sociais e já iniciou viagens pelo estado na condição de candidato ao Bandeirantes.
A briga mais divertida, contudo, se dá no campo da direita. O atual governador Rodrigo Garcia (PSDB) tenta estabelecer sua conexão com o interior do estado — ele é de Tanabi –, afirmando-se “paulista raiz”. Em gincanas rápidas em suas redes sociais, ele responde a questionários que supostamente demonstram essa ligação. O mais recente “quiz” a que ele se submeteu é sobre apelidos de times de futebol do estado.
Tudo isso para fazer pespegar no candidato Tarcísio Gomes de Freitas, o bolsonarista ex-ministro da Infraestrutura, a pecha de forasteiro. Tarcisão é carioca e vem sendo atacado pelos adversários por sua desconexão com o “imaginário” bandeirante. Não à toa, vem-se utilizando de símbolos estaduais, como a bandeira do estado, em suas aparições.
As oportunidades que vejo em São Paulo fizeram com que eu me apaixonasse por esse projeto. É preciso tirar São Paulo do atraso e da desigualdade, resgatar o orgulho desta terra que sempre foi de oportunidades, mas que hoje vive a insegurança e o desemprego. #JuntosporSP pic.twitter.com/x6WsRmhZjy
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) June 18, 2022
Veja, abaixo, o mais recente “quiz” de Garcia.
Acertar o time é fácil. Quero ver acertar os apelidos! Aqui é paulista raiz 💪🏻 pic.twitter.com/2LgTn5UX5c
— Rodrigo Garcia (@rodrigogarcia_) June 19, 2022