Em seu primeiro grande evento de marketing, o TikTok apresentou um conjunto de recursos que abrem oficialmente as compras na rede, finalmente se tornando uma plataforma de comércio.
As marcas agora terão a capacidade de vincular produtos, hospedar compras ao vivo e escolher entre dois tipos de anúncios adicionais com segmentação de usuário. Foram 18 meses de incubação para lançar a categoria oficialmente chamada TikTok Shopping.
De acordo com a empresa, “TikTok Shopping é o conjunto de soluções, recursos e ferramentas que dão às empresas a oportunidade de explorar o poder do comércio no TikTok.” Também revelou parceiros de integração atuais e futuros, incluindo Prestashop, Base, Square, BigCommerce, OpenCart, Ecwid, Shopline, Wix eCommerce e Shopify.
Com os links de produtos, as marcas agora podem apresentar suas ofertas diretamente nos vídeos orgânicos do TikTok e direcionar os usuários às páginas de vendas. As compras ao vivo oferecem demonstrações em tempo real ou exibições de produtos transmitidos com links simultâneos.
Esses anúncios e outros – incluindo novas ferramentas para criadores, recursos que conectam influenciadores com marcas, geração de leads, análises e muito mais -, juntamente com a nova categoria TikTok Shopping marcam uma grande mudança no que tinha sido uma abordagem um tanto fechada para o varejo online.
No último ano e meio, o TikTok explorou as compras por meio de parcerias individuais com a Levi Strauss & Co. e Walmart Inc., e programas piloto com comerciantes selecionados na Europa e em outros lugares por meio do Shopify. Agora, qualquer marca pode hospedar compras ao vivo ou vincular seus vídeos a páginas de produtos.
“É uma experiência totalmente imersiva e estamos integrados com ambos os lados – do comerciante e do usuário – em uma experiência de compra perfeita”, disse Ray Cao, diretor administrativo e chefe global de estratégia de produto e operações da TikTok , ao WWD. “Pode ser um ambiente de compras extremamente seguro. As pessoas podem ver o que estão realmente comprando e também finalizar a compra diretamente no aplicativo. ”
Mas a abordagem do TikTok para compras não é diferenciada tanto por seus detalhes de recursos quanto por sua comunidade. O impulso da hashtag #TikTokMadeMeBuyIt, que tem 4,6 bilhões de visualizações, inspirou a empresa a investir ainda mais no comércio. Isso aconteceu dada à popularidade da plataforma entre o altamente cobiçado consumidor da Geração Z. Hoje, a plataforma conta com uma base de usuários bastante ativa de 1 bilhão de pessoas, que se envolvem com milhões de criadores motivados, de acordo com a empresa. Isso levou o TikTok a mergulhar em sua comunidade de criadores para entender sua dinâmica, bem como a interação entre criadores e marcas.
Não que o TikTok vá abrir mão de parcerias e integrações individuais, especialmente com grandes marcas ou parceiros de varejo. A empresa pode trabalhar com as necessidades específicas dos grandes parceiros ou permitir que pequenas e médias empresas se beneficiem das novas ferramentas por meio de seus parceiros de integração.