Paulo Pimenta sai e Sidônio Palmeira assume comunicação do governo

O ministro Paulo Pimenta anunciou nesta terça-feira (7) sua saída da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), cargo que ocupava desde o início do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, em janeiro de 2023. A decisão, comunicada diretamente ao ministro pelo presidente, visa trazer um novo perfil para a pasta, que enfrentará uma fase de maior visibilidade e cobrança à medida que o governo avança.

Paulo Pimenta – Foto: José Cruz/Agência Brasil

Sidônio Palmeira, publicitário com vasta experiência em campanhas políticas, incluindo a de Lula em 2022, será o novo responsável pela comunicação do governo. Ele assumirá o cargo oficialmente na próxima semana e já iniciou o processo de transição com a equipe de Pimenta. Em suas primeiras declarações, Sidônio destacou o desafio de alinhar a gestão e a percepção pública, buscando um equilíbrio entre a expectativa da população e a atuação do governo. “A expectativa, a gestão e a percepção popular devem ficar equilibradas. É nesse sentido que vamos trabalhar. Muita transparência, procurando a comunicação chegar na ponta”, afirmou.

Pimenta, por sua vez, reforçou que compreende a mudança e acredita que o presidente busca um profissional com o perfil adequado para coordenar a comunicação na nova fase do governo, a chamada “fase da colheita”, focada na divulgação dos resultados das políticas públicas.

“O presidente quer ter à frente da Secom uma pessoa que tenha um perfil diferente do perfil que eu tenho”, disse Pimenta. O ex-ministro também destacou sua contribuição para a reconstrução do governo nos últimos dois anos, e afirmou que, após a transição, tirará férias antes de discutir seu futuro político, o que pode incluir um novo papel dentro do governo ou até mesmo o retorno à Câmara dos Deputados. “Pedi para ele, então, que me desse pelo menos esses dias, para que eu não seja designado agora para qualquer outra função e eu tenha que, de novo, adiar a possibilidade de ter uma semana de férias.”

Sidônio Palmeira, ao assumir, se comprometeu a trazer mais transparência e a dar continuidade ao trabalho de comunicação digital, com foco em alcançar os cidadãos de maneira mais eficiente, especialmente por meio de plataformas digitais e aplicativos, alinhando-se às demandas do público atual. “A gestão não seja analógica, que comunique como as pessoas estão sendo atendidas, sei lá, na área de saúde, é importante que comunique, numa parte de vacinação, por exemplo, que as pessoas saibam onde é para se vacinar”, afirmou.

Lula e Sidônio Palmeira – Foto: Ricardo Stuckert

O novo ministro também ressaltou que, apesar de ser publicitário, não se considera um “marqueteiro”, mas sim alguém comprometido com a divulgação clara e honesta das ações do governo. “Sou uma pessoa que nunca trabalhou em governo, então venho, assim, da iniciativa privada. Sou publicitário. Alguns chamam de marqueteiro. Eu não gosto muito do termo ‘marqueteiro’, porque fica parecendo que a gente vai transformar qualquer coisa no melhor, mas não é isso. Acho que a gente tem que divulgar as características”, afirmou.

A Secom, responsável pela comunicação oficial do governo federal, continuará a desempenhar um papel essencial no relacionamento com a imprensa, na promoção da transparência e no combate à desinformação. A expectativa é que a mudança na liderança traga uma nova dinâmica para a comunicação do governo, especialmente em um ano marcado por desafios políticos e sociais.

 

Fonte: Agência Brasil/ CNN