Polícia desmantela esquema de golpe do falso frete em São Paulo

Polícia desmantela esquema de golpe do falso frete em São Paulo
Imagem: Divulgação / Governo de São Paulo

A Polícia Civil de São Paulo prendeu três pessoas nesta terça-feira (3) sob acusação de aplicar um golpe conhecido como “falso frete” ou “falso serviço de carreto” na Zona Norte da capital. O grupo enganava as vítimas com ofertas de transporte, mas aproveitava a oportunidade para roubar bens, dinheiro e dados bancários.

Entre os detidos estão duas mulheres e um homem. Um quarto integrante da quadrilha ainda está foragido. As investigações conduzidas pelo 28° Distrito Policial da Freguesia do Ó revelaram que pelo menos nove vítimas compareceram à delegacia para denunciar o esquema.

Como funcionava o golpe

Os criminosos atraíam as vítimas oferecendo serviços de transporte de móveis e outros itens por meio de anúncios. No entanto, ao chegar às residências, mantinham as pessoas em cárcere privado e exigiam acesso a senhas de cartões bancários e aplicativos financeiros.

Uma das vítimas relatou que teve dois celulares roubados e foi forçada a fornecer seus dados pessoais. Os golpistas realizaram saques, compras e empréstimos utilizando as informações obtidas. Em um dos casos, o prejuízo chegou a R$ 8.200, devido a transações feitas diretamente por aplicativos bancários.

A quadrilha foi descoberta após roubar uma família cujo celular continha rastreador. O dispositivo apontou a localização exata onde os criminosos haviam realizado compras em plataformas como Mercado Livre e Shopee.

Com base nessas informações, a polícia conseguiu identificar os suspeitos e obteve autorização judicial para realizar as prisões. Os três detidos foram enquadrados nos crimes de roubo qualificado e estelionato.

A investigação ainda está em andamento e está sendo conduzida pela delegada Dra. Patricia Chalfun de Matos Fonseca.