Andorra anunciou sua adesão voluntária à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, proposta pela presidência brasileira do G20. Em comunicado, o governo reconhece que a fome e a desnutrição são manifestações perversas da pobreza e da desigualdade estrutural persistente. Além disso, reforça a necessidade de erradicá-las em todas as suas formas e dimensões, além de implementar plenamente a Agenda 2030.
A adesão à Aliança Global implica o compromisso do Principado de promover políticas e programas contra a fome e a pobreza, bem como fornecer orientação e apoio a políticas e programas a nível nacional. Andorra manifestou apoio a essa missão, assim como esforço para acelerar as ações para erradicar a fome e a pobreza (ODS 1 e 2), enquanto reduz as desigualdades (ODS 10), contribuindo para revitalizar as parcerias globais para o desenvolvimento sustentável (ODS 17) e a realização de outros ODS inter-relacionados, promovendo transições sustentáveis, inclusivas e justas.
A iniciativa visa implementar, ampliar e melhorar os programas sociais em benefício dos grupos mais pobres e vulneráveis, por meio de uma combinação de políticas públicas que reunirá o conhecimento acumulado ao longo de décadas referente à transferência de renda, proteção social, alimentação escolar e outros programas, baseados nas experiências dos países membros e de diversas organizações internacionais.
A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza foi formalmente lançada na Cúpula de Líderes do G20, realizada entre 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro.
Fonte: Gov.br