No último domingo dia (24), foi eleito Yamandú Orsi, e será o novo presidente do Uruguai. Com o apoio do ex-presidente José “Pepe” Mujica, ele venceu o candidato da coalização de direita Álvaro Delgado no segundo turno das eleições Presidenciais Uruguaias.
Com 100% das urnas apuradas neste segundo turno, a disputa foi acirrada. A corte eleitoral aponta 49,8% dos votos para Orsi, contra 45,9% de Delgado.
Com esse resultado, o Uruguai voltará a ter um presidente de esquerda após cinco anos.
Em 2020, Tabaré Vázquez, que também havia sido apoiado por Mujica, encerrou seu mandato e passou a presidência para Luis Alberto Lacalle Pou, de direita. Lacalle Pou apoiou Delgado nesta eleição. Delgado foi seu secretário na Presidência.
Orsi já havia vencido Delgado no primeiro turno desta eleição. Neste domingo, confirmou seu favoritismo e acabou eleito.
O presidente Lula parabenizou Orsi pela rede social X: “Quero congratular o povo uruguaio pela realização de eleições democráticas e pacíficas e, em especial, o presidente eleito @OrsiYamandu, a Frente Ampla e meu amigo Pepe Mujica pela vitória no pleito de hoje. Essa é uma vitória de toda a América Latina e do Caribe. Brasil e Uruguai seguirão trabalhando juntos no Mercosul e em outros fóruns pelo desenvolvimento justo e sustentável, pela paz e em prol da integração regional”.
Quero congratular o povo uruguaio pela realização de eleições democráticas e pacíficas e, em especial, o presidente eleito @OrsiYamandu, a Frente Ampla e meu amigo Pepe Mujica pela vitória no pleito de hoje. Essa é uma vitória de toda a América Latina e do Caribe. Brasil e…
— Lula (@LulaOficial) November 25, 2024