Lojas começam a divulgar calendário da Black Friday; confira

Lojas começam a divulgar calendário da Black Friday; confira
Mercado Livre, Casas Bahia e Shopee são algumas das que já anunciaram descontos antecipados – Reprodução Freepik (@freepik)

Além da Black Friday, as empresas asiáticas também irão comemorar o Dia dos Solteiros

As lojas começaram a divulgar promoções com um mês de antecedência da Black Friday, que este ano acontecerá no dia 29 de novembro. No Brasil, muitas redes preferem iniciar ações promocionais ao longo de novembro ou fazer semanas de descontos antes da data para impulsionar as vendas.

Mercado Livre, Casas Bahia e Shopee são algumas das que já anunciaram descontos antecipados. Além disso, outras empresas também informaram que terão promoções antes do dia oficial.

Calendário de Black Friday no varejo brasileiro

  • Mercado Livre: Descontos liberados desde 21 de outubro
  • Casas Bahia: Promoções disponíveis desde 28 de outubro
  • Americanas: Descontos serão aplicados durante todo o mês de novembro
  • Amazon: Promoções começam em 4 de novembro
  • Shopee: Ofertas disponíveis desde 28 de outubro
  • Shein: Promoções do “11 de novembro” iniciaram em 21 de outubro, e de Black Friday ocorrerão de 13 a 30 de novembro
  • AliExpress: Descontos a partir de novembro

Promoções

De acordo com a Folha de SP, o Mercado Livre prevê oferecer R$ 40 milhões em cupons para esta edição da Black Friday. As promoções começaram em 21 de outubro com a campanha “Tá na mão”, que promete até 70% de desconto. Um levantamento feito pela loja com o Mercado Pago mostra que as categorias mais procuradas entre os 27 mil entrevistados incluem eletrodomésticos, casa e decoração e eletrônicos, com foco no setor de beleza.

A Casas Bahia também iniciou suas promoções de Black Friday, começando com o evento Black ao Vivo, realizado nesta segunda-feira (28). As ofertas se estenderão até o dia 1 de dezembro. “Reforçamos o abastecimento das lojas e ampliamos o crédito ao consumidor”, explica Gustavo Pimenta, diretor executivo de comercial, digital e clientes da rede.

A empresa espera que os produtos nas áreas de telefonia, eletroeletrônicos, móveis e eletrodomésticos liderem o interesse dos clientes. Americanas e Amazon planejam promoções para o início de novembro. Osmair Luminatti, vice-presidente comercial da Americanas, diz que a marca busca fortalecer a integração entre lojas físicas e online nesta Black Friday.

A empresa focará nos segmentos de eletroportáteis, beleza portátil, alimentos, utilidades domésticas e telefonia. Além disso, a loja oferecerá cupons para uso digital, e em compras acima de R$ 25, clientes poderão concorrer a prêmios de até R$ 50 mil. A Amazon iniciará a campanha de “esquenta Black Friday” em 4 de novembro. A “Semana Black Friday” vai de 22 de novembro a 2 de dezembro.

Empresas asiáticas investem no Dia dos Solteiros

Além disso, novembro traz outra data importante no varejo para as empresas asiáticas. Celebrado em 11 de novembro, o “Dia dos Solteiros” movimentou US$ 156 bilhões (aproximadamente R$ 890 bilhões, segundo conversão) em vendas na China, conforme dados da plataforma Syntun divulgados pela Reuters.

Embora a data não seja popular no Brasil, plataformas como Shopee, Shein e AliExpress apostam na versão nacional, que funciona como um “esquenta” para a Black Friday. No dia 11, a Shopee realizará o “11.11 A Maior Liquida do Ano”, prometendo disponibilizar 11 milhões de cupons. Para a Black Friday, em 29 de novembro, a plataforma vai oferecer 8 milhões de cupons de desconto.

Entretanto, a Shein e o AliExpress também terão promoções similares. A Shein preparou descontos de até 95% para a Black Friday, que vão de 13 a 30 de novembro, com mais de 400 mil itens em promoção nas duas datas. O AliExpress dará destaque para a linha “choice”, produtos com entrega garantida pela plataforma, tanto no dia 11 quanto na Black Friday. Durante o mês, o ecommerce também oferecerá cupons e cashback para itens do Magalu, com quem firmou uma parceria.

Como evitar armadilhas na Black Friday?

De acordo com Nayra Sombra, planejadora financeira pela Planejar:

  • É recomendável estabelecer um limite de gastos para a data;
  • Evitar parcelamentos longos é uma boa prática para não comprometer o orçamento;
  • Monitorar os preços dos itens desejados e se cadastrar em newsletters das lojas para acesso a cupons;

“Outra dica é negociar diretamente, especialmente em lojas físicas e para produtos de maior valor agregado”, orienta Nayra.