Exposição “Um Século de Criação: Arte Brasileira em Movimento” chega a Brasília

Mostra itinerante da Blombô marca a estreia de Daniel Rebouço como leiloeiro oficial de arte

Daniel Rebouço – Foto: Marucia Kintschev

Após a exibição na Galeria Blombô, em São Paulo, a mostra “Um Século de Criação: Arte Brasileira em Movimento” abre, agora, na Cerrado Galeria, em Brasília, a partir do próximo dia 31. As 130 obras de grandes nomes do cenário das artes brasileiras, como Alfredo Volpi, Fúlvio Pennacchi e Di Cavalcanti, entre tantos outros, seguem em exibição até 12/11 e serão leiloadas de forma híbrida, presencialmente na Cerrado Galeria e online, via site da empresa (https://blombo.com/), no dia 13/11, às 20h.

Esse pregão pontua a estreia de Daniel Rebouço como leiloeiro. Também Diretor dos Leilões de Arte da empresa e atuante há 18 anos no segmento de leilões, Daniel nos contou, com exclusividade, sobre essa exposição itinerante com obras tão importantes e como enxerga o mercado de leilões no Brasil.

A Revista Poder bateu um papo com Daniel Rebouço sobre a exposição e o mercado de leilões no Brasil.

Há 18 anos no segmento de leilões, como define esse mercado no Brasil?

Hoje, o mercado de leilões no Brasil está atingindo um patamar de profissionalismo nunca antes visto. Os colecionadores estão cada vez mais exigentes e questionadores, dedicando-se a estudar e entender melhor o que compram – o que, sem dúvida, é algo muito positivo. Essa postura desafia todos nós, leiloeiros, a nos mantermos atualizados e a acompanharmos a velocidade com que o mercado evolui.
Nos últimos dez anos, temos testemunhado um importante resgate de artistas que, apesar de sua relevância histórica para a arte brasileira, haviam caído no esquecimento. Resgatar esses nomes e suas obras é, além de uma tendência crescente que enriquece o mercado e oferece novas perspectivas para colecionadores e investidores, fundamental.

Por que realizar uma exposição itinerante?

A ideia é descentralizar! É oferecer uma oportunidade para que outros públicos possam visitar a exposição e ter contato com obras que, muitas vezes, pertencem a coleções privadas. Neste leilão, por exemplo, temos cerca de 30 a 40 obras com as quais o público não tem contato há várias décadas. Ou seja, são obras que não estão disponíveis no mercado há muitos anos. Um conjunto de obras de tamanha importância como esse dificilmente é visto em uma única edição de um leilão.

Quais são os planos para o futuro?

Potencializar esse formato de leilão itinerante em 2025 para outras cidades, como Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Goiânia e Curitiba. Para isso, é preciso estar atento a esses movimentos, o que exige um olhar flexível. Precisamos constantemente nos adaptar, aprender e identificar novas demandas, garantindo que cada etapa dos leilões esteja alinhada com o que há de mais relevante e contemporâneo no cenário artístico brasileiro.

Serviço
Exposição – “Um Século de Criação: Arte Brasileira em Movimento”
Cerrado Galeria – SHIS QI 05 – BL. C – sobreloja, Comércio Local – Lago Sul
Abertura para convidados: 30 de outubro
Abertura ao público: 31 de outubro
Período expositivo: 31 de outubro a 12 de novembro
Horário: de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h | sábado, das 11h às 17h | domingo, das 11h às 16h

Leilão
Dia 13 de novembro – quarta-feira
Leiloeiro – Daniel Rebouço
Local: Cerrado Galeria – SHIS QI 05 – BL. C – sobreloja, Comércio Local – Lago Sul
Horário: a partir das 20h – presencial na galeria e online via site da Blombô – https://www.iarremate.com/blombo/048
Para participar do leilão, basta fazer o cadastro no site https://www.iarremate.com/cadastro
Email: leiloes@blombo.com
@blombo.art