Consideração sobre nova aeronave presidencial volta após falha técnica
Uma recente falha técnica na aeronave presidencial reacendeu discussões dentro do governo brasileiro sobre a necessidade de substituir o avião atualmente em uso. Assessores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recordaram que a proposta de adquirir uma nova aeronave entrou em debate no ano passado, mas não progrediu devido à resistência da oposição.
De acordo com a CNN, o incidente durante uma viagem à Cidade do México trouxe à tona preocupações com a segurança do chefe de Estado. Além disso, incentivou uma reavaliação da questão. No entanto, o Palácio do Planalto adota uma postura prudente, e insiste na necessidade de investigar minuciosamente as causas da pane antes de retomar qualquer discussão sobre a compra de um novo avião.
Atualmente, o governo utiliza um Airbus A-319 para viagens internacionais de longa distância. Ela foi adquirida em 2004 por US$ 56,7 milhões (aproximadamente US$ 96,4 milhões ajustados pela inflação). Na época, a aeronave substituiu um avião que também apresentou problemas técnicos em 1999, durante um voo com o então vice-presidente Marco Maciel.
No ano passado, um estudo avaliou a viabilidade de substituir o atual avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Projeções indicavam que a alternativa mais econômica poderia variar entre US$ 70 milhões e US$ 80 milhões. Contudo, a iniciativa foi interrompida após deputados da oposição entrarem com uma ação judicial para impedir preventivamente a aquisição.
O juiz Marllon Sousa, da 7ª Vara Federal do Distrito Federal, estipulou um prazo de cinco dias para que o governo federal se pronunciasse sobre a questão. A pressão política resultou na suspensão do plano, que agora pode ser voltar a discussão por conta dos recentes eventos.