Pagamento do quinto e último lote da restituição do IR acontece nesta segunda (30)

Pagamento do quinto e último lote da restituição do IR acontece nesta segunda (30)
201,3 mil restituições serão direcionadas a contribuintes que não têm prioridade legal, mas que foram priorizados por utilizarem a Declaração Pré-preenchida ou optarem por receber a restituição via Pix – Reprodução Freepik (@drazenzigic)

Receita Federal realizará pagamento do quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda

A Receita Federal fará, nesta segunda-feira (30), o pagamento do quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda. Os contribuintes poderão consultar o sistema do Fisco a partir das 10h. Este lote também inclui restituições residuais de anos anteriores.

De acordo com a CNN, cerca de 511 mil pessoas receberão um total superior a R$ 1,03 bilhão. De acordo com a Receita, R$ 435,2 milhões serão para contribuintes que possuem prioridade legal, como:

  • 11.188 restituições para idosos acima de 80 anos
  • 75.686 restituições para contribuintes entre 60 e 79 anos
  • 6.731 restituições para contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave
  • 23.180 restituições para contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério

Além disso, 201,3 mil restituições serão para contribuintes que não têm prioridade legal, mas que tiveram prioridade por utilizarem a Declaração Pré-preenchida ou optarem por receber a restituição via Pix.

O lote inclui ainda 106,2 mil restituições para contribuintes não prioritários e 86,5 mil restituições para contribuintes priorizados devido ao estado de calamidade decretado no Rio Grande do Sul.

Como consultar a restituição

Para verificar se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar o site www.gov.br/receitafederal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. Caso haja alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificá-la, corrigindo as informações que estejam incorretas.

A Receita também disponibiliza um aplicativo para tablets e smartphones, o que permite consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre a liberação das restituições do Imposto de Renda e a situação cadastral do CPF. Os valores das restituições serão creditados na conta bancária indicada pelo contribuinte. Se houver erros nos dados ou problemas na conta, não acontecerá a transferência do valor.