Em janeiro, a Pokémon Company declarou que investigaria e tomaria medidas legais contra qualquer violação de seus direitos de propriedade intelectual
A Nintendo e a The Pokémon Company entraram com um processo de violação de patente contra o criador do jogo de aventura de sobrevivência ‘Palworld’. Acusaram o jogo, desenvolvido pela Pocketpair, de copiar aspectos do universo Pokémon, como o design de criaturas e mecânicas de jogo.
Ainda assim, as empresas apresentaram o processo ao Tribunal Distrital de Tóquio, na quarta-feira, buscando uma liminar e indenização por danos contra a Pocketpair Inc., a desenvolvedora do jogo. Elas ainda alegam que o jogo infringe diversos direitos de patente relacionados à franquia Pokémon.
Lançaram ‘Palworld’, apelidado de ‘Pokémon com armas’, em janeiro, e o jogo rapidamente se tornou popular. De acordo com a CNN, o jogo envolve capturar e treinar criaturas chamadas “amigos”. Porém, com uma abordagem diferenciada que inclui o uso de armas, algo que diverge do tradicional conceito da franquia.
Além disso, a Pocketpair confirmou que recebeu a notificação do processo de violação de patente na quarta-feira (18), mas informou que ainda não tem conhecimento das patentes específicas que estão sendo apontadas no caso. A empresa, em um comunicado, afirmou que iniciará os procedimentos legais adequados e investigará as alegações feitas pela Nintendo e The Pokémon Company.
“É realmente lamentável que sejamos forçados a alocar um tempo significativo para assuntos não relacionados ao desenvolvimento do jogo devido a esse processo”, declarou a empresa.
Em suma, a companhia afirmou em janeiro que investigaria e tomaria medidas em relação a qualquer violação de direitos de propriedade intelectual. Além disso, a Pocketpair anunciou que faria uma parceria com a Sony para promover o licenciamento de Palworld em nível global.