Conta de luz poderá continuar mais cara até final do ano

Conta de luz poderá continuar mais cara até final do ano
É esperado que o patamar verde retorne, sem cobrança adicional na conta de luz, somente em 2025 – Reprodução Freepik (@pvproductions)

A conta de luz poderá continuar com a bandeira vermelha por pelo menos mais um mês

Por conta do tempo mais seco e a perspectiva negativa para a hidrologia, a conta de luz poderá manter os valores elevados e fazer as bandeiras tarifárias ficarem vermelhas por mais um mês. Isso de acordo com os especialistas consultados pelo Broadcast Energia.

De acordo com a CNN, há dúvidas sobre a coloração da bandeira, pois existem incertezas sobre o início do próximo período úmido e qual será o volume de chuvas. Mesmo assim, é esperado que o patamar verde retorne, sem cobrança adicional na conta de luz, somente em 2025. Na Comerc Energia, os estudos apontam uma bandeira vermelha Patamar II para outubro, Vermelha Patamar I em novembro e Amarela em dezembro. O retorno para o verde é esperado somente a partir de janeiro de 2025.

Para a diretora de Assuntos Regulatórios e Institucionais da Comerc Energia, Ana Carla Petti, a perspectiva de bandeira Vermelha Patamar 2 para outubro mostra o cenário hídrico de setembro, com afluência em 47% da média histórica no Sistema Interligado Nacional (SIN). Isso mostra a perspectiva de outubro como pouco confortável, mas “não tão severa”. “Ainda não estamos enxergando chuva para outubro, começou a aparecer uma chuvinha ali no início daquele mês, mas ainda não é algo firme que vai acontecer”, afirmou.

Segundo ela, a expectativa é de uma melhora em novembro. No entanto, com uma perspectiva de afluência abaixo da média histórica, em patamar entre 60% e 70% do esperado para o mês. Entretanto, Petti avisou que outubro é muito sensível. Além disso, caso os volumes pluviométricos estiverem mais elevados, o valor da energia cai e há uma melhora na projeção. Mas, se chover pouco, o preço sobe e haverá uma má expectativa.

Expectativas

A Thymos Energia também analisa que haverá a continuação da bandeira vermelha para outubro, mas no patamar 1. Além de um retorno à bandeira verde somente em 2025. “A tendência é que o mês de outubro permaneça com bandeira vermelha, devido ao cenário de afluência que eleva os preços e reduz a geração hidrelétrica, diminuindo o GSF. Para os meses seguintes, novembro e dezembro, há uma incerteza relacionada ao início do período úmido, em alguns cenários de melhor afluência a bandeira voltaria a ser amarela”, explicou a diretora de Regulação e Estudos de Mercado, Mayra Guimarães.

De acordo com Márcio Sant’Anna, sócio da comercializadora Ecom Energia, o retorno do período úmido poderá trazer um rápido retorno à bandeira Verde. Segundo ele, as avaliações preliminares dos meteorologistas apontam um início de temporada de chuvas mais fraca do que o normal. “Mas ainda nada aponta que vai ter atraso ou que o período úmido não vai existir”, destacou.