Produtoras de jogos recebem reclamações por vício de jogadores

Produtoras de jogos recebem reclamações por vício de jogadores
Eles as acusam de enganar jogadores para que possam gastar dinheiro em seus jogos – Freepik (@freepik)

Consumidores da União europeia reclamaram sobre as produtoras de jogos por conta do crescente vício de crianças

Produtoras de jogos como Electronic Arts, Epic Games, Roblox e outras quatro foram protagonistas de reclamações de consumidores da União Europeia nesta quinta-feira (12). Eles as acusam de enganar jogadores para que possam gastar dinheiro em seus jogos.

De acordo com a CNN, o processo começou por conta das crescentes preocupações de que crianças se tornem viciadas em videogames. Alguns pais afirmaram que as produtoras projetaram jogos intencionalmente para gerar o vício em crianças. A Organização Europeia de Consumidores (BEUC) e 22 de seus membros em toda a Europa, França, Alemanha, Itália e Espanha inclusas, compartilharam uma queixa na quinta-feira para a Comissão Europeia e à Rede Europeia de Autoridades de Consumo.

“Os membros do BEUC identificaram vários casos em que os jogadores são induzidos a gastar dinheiro. Os reguladores devem agir, deixando claro que, embora o mundo dos jogos seja virtual, ele ainda precisa obedecer às regras do mundo real”, afirmou o diretor geral do BEUC, Agustin Reyna, em um comunicado. “Hoje, as moedas premium dos jogos estão enganando propositalmente os consumidores e prejudicando muito as crianças. As empresas estão bem cientes da vulnerabilidade das crianças e usam truques para atrair os consumidores mais jovens para que gastem mais”, explicou ele.

Activision Blizzard, Mojang Studios, Supercell e Ubisoft também fazem parte das empresas alvo de reclamação. As associações afirmaram que estão preocupadas com o fato de que os consumidores, principalmente crianças, não consigam ver os custos reais dos itens digitais, pois isso as leva a gastarem mais. Além disso, também há a reclamação da frequência em que os consumidores têm seus direitos negados ao usarem moedas premium nos jogos.

Posicionamento das produtoras de jogos

A Video Games Europe, cujos membros são a Epic Games, Roblox, Activision Blizzard, Electronic Arts, Supercell e Ubisoft, afirmou que a compra de moedas nos jogos é uma prática compreendida pelos jogadores. “Nossos membros sempre respeitam as leis europeias do consumidor na forma como oferecem essas compras”, explicou o grupo de lobby em um comunicado.

“O Código de Conduta PEGI exige que os desenvolvedores garantam que o custo no mundo real seja claro e inequívoco no ponto de compra da moeda do jogo”, afirmou ao relembrar o código Pan-European Game Information. A Roblox falou sobre a declaração da Video Games Europe, mas as outras produtoras de jogos não se manifestaram ainda.