A afirmação de Lula aconteceu durante sua visita ao Amazonas. O presidente foi ao Estado por conta dos problemas de estiagem que atinge a região
Nesta terça-feira (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que os incêndios que atingem o território brasileiro nascem de ações criminosas. A declaração aconteceu durante a visita do político ao Amazonas.
“Esse fogo é criminoso. É gente que está tentando colocar fogo para destruir esse país”, declarou. Além disso, Lula também citou que, em um mesmo dia, houve o registro de incêndios em 45 cidades do estado de São Paulo.
De acordo com a CNN, o petista também afirmou que 85% das propriedades impactadas no Pantanal são particulares. No caso, segundo ele, isso reforça a necessidade de medidas mais rigorosas contra as queimadas ilegais. “Nós precisamos ter consciência que nós precisamos punir quem faz queimada. É proibido fazer queimada em época errada”, concluiu.
As afirmações de Lula aconteceram em sua visita a municípios do Amazonas sofrem com os efeitos da estiagem. Além disso, na reunião, representantes do governo federal assinaram um edital para obras de dragagens de manutenção nos rios Amazonas e Solimões.
Em 5 anos, haverá o investimento de R$ 500 milhões para garantir a navegabilidade segura e o escoamento de insumos. As obras são parte das ações federais contra a pior seca que a Amazônia já enfrentou em 45 anos. Entretanto, dos 62 municípios amazonenses, 61 tiveram reconhecimento federal da situação de emergência em razão da estiagem. “Se a gente não vem, a gente não sabe”, completou Lula.