Lula recebe propostas do Fórum empresarial do G20

Lula recebe propostas do Fórum empresarial do G20
O G20 acontecerá em novembro – Reprodução Instagram (@lulaoficial)

Lula irá se reunir com os representantes do B20, que é o fórum empresarial do G20, para receber propostas

Nesta quarta-feira (28), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), irá se reunir com os representantes do B20, o fórum empresarial do G20. Ele irá receber as propostas do setor privado voltadas para o bloco econômico.

Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), que coordena o fórum, houve a antecipação do encontro para que os líderes de Estado tenham tempo para analisar as sugestões até a plenária anual, que acontecerá em novembro. Em 2024, o Brasil ocupará a presidência do G20, que reunirá as maiores economias do mundo.

De acordo com a CNN, o B20 reuniu 24 recomendações de políticas públicas que poderão influenciar as decisões do G20. Dan Ioschpe, chefe do B20 Brasil, e Ricardo Alban, presidente do Conselho Consultivo do fórum e presidente da CNI, serão os responsáveis pela entrega do documento.

Além disso, o fórum empresarial é um dos 13 grupos de engajamentos sociais do G20. A organização das recomendações aconteceu ao longo dos últimos meses e contou com a participação do conselho de ação do B20 Brasil.

“Estamos convencidos de que as recomendações do B20 Brasil poderão contribuir com um novo ciclo de crescimento do país. A expectativa é que as propostas sejam colocadas em prática. Por isso, o B20 priorizou sugestões de alto impacto e que possam de fato ser executadas”, explicou o presidente da CNI.

As principais propostas

As principais áreas de sugestão são:

  • emprego e educação;
  • transformação digital;
  • sistemas alimentares sustentáveis e agricultura;
  • finanças e infraestrutura;
  • comércio e investimento;
  • transição energética e clima;
  • mulheres, diversidade e inclusão;
  • integridade e conformidade.

Além disso, essas iniciativas para o G20 incluem incentivos para uma economia de baixo carbono, transparência e comunicação em sistemas de inteligência artificial e o aumento da capacidade energética renovável até 2030.