DF recebe alerta vermelho para baixa umidade no 2º dia mais frio

Nesta terça-feira, a Estação Meteorológica do Gama registrou frio de 7,1°C na madrugada. A previsão para a tarde indica que a umidade relativa do ar pode cair para 10%

DF enfrenta alerta vermelho para baixa umidade no 2º dia mais frio
A umidade deve variar entre 12% e 70%, podendo atingir 10% durante a tarde – Foto: Freepik

Na manhã desta terça-feira (13/8), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para o Distrito Federal devido à baixa umidade relativa do ar frio. Além disso, a umidade deve variar entre 12% e 70%, podendo atingir 10% durante a tarde.

O meteorologista Cléber Souza explicou ao Metrópoles que o aviso meteorológico foi emitido pelo Inmet às 9h30 e que o alerta vermelho, o nível mais alto em uma escala de três, tem uma duração inicial de três horas. Anda assim, esse alerta indica um grande perigo devido à baixa umidade relativa do ar.

Em suma, durante á tarde, a temperatura máxima no Distrito Federal pode atingir 32°C, e a expectativa é que o alívio da seca só ocorra no final de setembro. “Esperamos que as chuvas voltem a ocorrer nesse período, mas ainda há chances de elas chegarem em outubro”, pontuou Cléber.

Apesar das altas temperaturas esperadas para o dia, a madrugada desta terça-feira (13/8) foi a segunda mais fria de 2024 em Brasília. Além disso, a estação Meteorológica do Gama registrou 7,1°C antes do amanhecer, apenas um pouco acima dos 7°C registrados em 14 de julho.

Devido aos riscos associados à baixa umidade relativa do ar frio, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) recomenda que a população siga as seguintes orientações:

  • Beber bastante líquido
  • Evitar desgaste físico e exposição ao sol nos períodos mais secos do dia – do meio da manhã até a metade da tarde
  • Acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros Militar (193) em caso de dúvidas