Nas Eleições para a Prefeitura de São Paulo de 2024, José Luiz Datena é um dos que concorre pelo PSDB. O jornalista proclamou o engenheiro Paulo Lourenço, ex-diretor e coordenador no metrô e na CPTM, como representante do seu plano de governo para mobilidade. Em entrevista, Lourenço revelou as propostas de Datena para a mobilidade urbana da capital paulista.
Suspensão da Tarifa Zero
De acordo com a CBN São Paulo, a primeira iniciativa será cancelar o projeto de tarifa zero aos domingos, que oferece transporte gratuito de ônibus. “Não existe nada de graça, as pessoas que não pagam, mas a Prefeitura remunera os empresários de ONG, da mesma forma, como se fosse cobrado. E isso está ficando insustentável, só para vocês terem uma ideia, o custo por passageiro para a Prefeitura, em média, do sistema, é mais do que o dobro do custo arrecadado com a tarifa. Mesmo considerando as gratuidades, todas as excepcionalidades, isso é um valor insustentável e está crescendo exponencialmente”, explicou.
Lourenço afirmou que essa decisão será importante para liberar recursos que podem ser investidos em outros projetos. Além disso, ele afirmou que outras iniciativas, como a ampliação dos corredores de ônibus, vão beneficiar ainda mais a população periférica. “Nós precisamos pensar que é importante ter recursos para investimento, para melhorar, fazer corredores de transportes que atendem essa periferia, melhor do que simplesmente implantar o tarifa zero aos domingos”. O colaborador ainda citou que a equipe do governo de Datena planeja dialogar com a população para informar sobre as melhorias que acontecerão ao suspender a tarifa zero.
“Primeiro, nós vamos conversar, explicar para essas pessoas que usam. Volto a dizer que normalmente são pessoas que têm baixa renda, então vão passear de ônibus no final de semana, a maioria, não todas, mas a maioria. E nós vamos ter que explicar para eles, o benefício que vai haver, nós reduzimos os subsídios, que não pararão por aí, como eu já falei antes, no sentido de que a gente construa, por exemplo, mais corredores na periferia, mais ciclovias, enfim, melhore a vida da população mais necessitada, mais pobre da cidade com outros investimentos”, defendeu.
Corredor de ônibus
O colaborador do candidato explicou que Datena quer ampliar os corredores de ônibus e focar nas áreas que conectam SP às regiões periféricas. “Hoje, o paulistano que mora na periferia chega a gastar quatro horas por dia útil entre ir e voltar para casa. Isso dificulta o acesso à educação, à saúde, acesso ao lazer e ao tempo com a família. Então, o cara chega do trabalho, quatro horas entre ir, duas para ir e duas para voltar, e isso só se resolve com linhas de metrô ou trem e corredores estruturais de ônibus. Naquilo que nos cabe diretamente, nós vamos investir em mais corredores. Hoje, nós só temos 12. É muito pouco para o tamanho da cidade e para a necessidade das populações periféricas”, afirmou.
Calçadas
Além disso, uma das iniciativas também será a melhoria das calçadas da capital, pois estão degradadas e já resultaram em acidentes. Lourenço ainda explicou que pretendem implementar calçadas nas áreas periféricas, que, atualmente, não possuem a infraestrutura. “Sobre dois enfoques. O primeiro deles é sobre as calçadas. As calçadas, que é onde o pedestre circula, elas hoje têm muitos problemas, nas quantidades de acidentes ortopédicos, principalmente com pessoas idosas por causa da deficiência das calçadas que é muito grande”, explicou.
“Nós vamos ter que trabalhar em cima disso. E na periferia, tem muitos lugares que nem tem calçada. O povo tem que andar naquelas pinguelas, não tem nem acostamento e é terra, não tem calçada. Então, nós vamos também investir nisso”, finalizou o representante de Datena.