Ricardo Nunes é um dos candidatos da corrida eleitoral à Prefeitura de São Paulo. O atual prefeito da capital paulista busca sua reeleição e já proclamou o secretário de Saúde Municipal, Luiz Carlos Zamarco, como colaborador de sua campanha.
Em entrevista para a CBN São Paulo, Zamarco explicou as principais propostas que Nunes tem para melhorar a saúde na cidade, caso ganhe. Uma das metas do novo mandato seria transformar o atendimento dos 17 Hospitais-Dia em 24h e construir mais unidades. “Nesse Paulistão da Saúde, nós vamos colocar vários equipamentos, que são os hospitais-dias, aumentando mais seis hospitais-dias, com mais salas cirúrgicas para atender essa população”
Além disso, ele explicou que a gestão de Ricardo Nunes continuará com a aposta em ampliar a vacinação em São Paulo. Com isso, a estratégia de Saúde da Família continuará. Nela, os agentes de saúde fazem uma busca ativa e visitam as casas da população para verificar a carteira de vacinação das crianças. Zamarco ainda confirmou a continuação da vacinação nas escolas.
Aborto legal
O secretário ainda recebeu a pergunta sobre a polêmica do aborto legal interrompido no Hospital da Maternidade Vila Nova Cachoeirinha. Zamarco explicou que o atendimento foi para outros hospitais: “O Cachoeirinha, nós temos uma fila de endometriose na cidade de São Paulo, você conhece. […] E o Cachoeirinha é o único hospital que faz a endometriose. Não tem outro hospital na cidade de São Paulo. É um hospital específico da mulher e lá tem profissionais habilitados para fazer isso”.
“Então, no ano passado, eles fizeram 13 cirurgias de endometriose nessas mil mulheres que estavam sendo atendidas. E teve aí, como você mesmo acabou de falar, 432 atendimentos de pacientes de aborto, mais 150 que foram finalizados. E esses 150 poderiam ser feitos nos outros hospitais. Então, o que eu pedi é que o Cachoeirinha fizesse a cirurgia de endometriose e os médicos que estavam fazendo aborto disseram que tinha uma demanda muito grande, que não daria para fazer a cirurgia de endometriose. Então, nós transferimos o atendimento de aborto legal para os outros serviços”, finalizou o assunto.
Saúde dos idosos
Além disso, o secretário ainda confirmou que a gestão de Ricardo Nunes terá a iniciativa de cuidar da saúde do idoso ao ampliar o PAI (Programa de Acompanhamento de Idosos). “A partir do próximo ano, nós estamos inaugurando as novas unidades e dentro dessas novas unidades, nós estamos colocando a sala do idoso. Então, as 474 unidades nossas, todas elas estão sendo implantadas na sala do idoso, que é uma sala pra receber o idoso daquela região que faz acompanhamento naquela unidade, pra fazer inclusive uma busca ativa pra ver qual a necessidade que esse idoso precisa em termos de saúde e em termos de acolhimento mesmo”.