Em Paris, as autoridades adotaram medidas para combater os ratos na cidade. Isso porque a metrópole irá receber os Jogos Olímpicos de 2024 e a abundante população dos roedores gerou um incômodo para os franceses.
Para conseguir lidar com os ratos, Paris terá equipes de limpeza e coleta pela cidade. De acordo com o G1, ao todo, serão 7.500 pessoas em serviço. Todas elas receberão o bônus de até € 1.900 (aproximadamente R$ 11.540,00) para trabalharem durante os Jogos Olímpicos.
“Todos os locais olímpicos e áreas de comemoração foram analisados [em busca de ratos] antes dos Jogos”, afirmou a vice-prefeita Anne-Claire Boux, responsável pela saúde pública, durante uma entrevista à agência de notícias francesa AFP.
O lugar onde acontecerá o vôlei de praia, que fica atrás da Torre Eiffel, e os jardins do Louvre, onde ficará a tocha olímpica, são famosos por seus piqueniques. No entanto, ambos tinham uma infestação de ratos. “No final das contas, ninguém deve tentar exterminar os ratos de Paris, eles são úteis na manutenção dos esgotos”, ressaltou vice-prefeita. “A questão é que eles devem ficar nos esgotos”.
Os especialistas em roedores da prefeitura ordenaram uma limpeza profunda para a remoção de resíduos que pudessem atrair os animais de suas tocas. Além disso, eles também trabalharam para fechar os pontos de saídas dos esgotos da região.
“Não estou nem um pouco preocupado [com os ratos]”, explicou o vice-prefeito de Paris, responsável pelo limpeza, Antoine Guillou. “Pelo contrário, os Jogos nos ajudarão a mostrar definitivamente que essa ideia de que há muitos ratos em Paris é falsa”, finalizou.