Nesta segunda-feira (22), o diagnóstico de um aneurisma da aorta do apresentador Otaviano Costa, 51, viralizou. O artista confirmou que descobriu a doença há 30 dias, quando sentiu dores abdominais.
Este tipo de condição seria a dilatação na parede da aorta, a maior artéria do corpo. Ela atravessaria a região do tórax e seria a responsável pela recepção do sangue rico em oxigênio do coração e distribuir ele para o corpo todo.
De acordo com o Manual MSD, estes aneurismas da aorta torácica seriam, geralmente, causados por aterosclerose, placas de gordura localizadas nas paredes das artérias e redução do fluxo sanguíneo. Nos casos mais graves, este aneurisma poderia se romper e causar uma dor intensa nas costas, na lombar e no abdômen. E em alguns casos, até aumentar os riscos de morte.
Os sintomas poderiam surgir por conta da pressão provocada pela aorta dilatada em outros órgãos, nervos ou músculos. Por conta disso, dependerá do local onde ele se desenvolveu.
- Dor na região superior das costas;
- Rouquidão (se o aneurisma pressionar o nervo da laringe).
- Dor abdominal;
- Tosse (com sangue ou não);
- Dificuldade para engolir (se o aneurisma pressionar o esôfago);
Como é o diagnóstico e o tratamento?
De acordo com a CNN, o diagnóstico do aneurisma poderá ser feito com base em exame físico e análise dos sintomas. No entanto, sua confirmação só poderá acontecer por meio de exames de imagem, como ecocardiograma transesofágico, angiografia por ressonância magnética ou angiografia por tomografia computadorizada.
Para o tratamento, um reparo cirúrgico aconteceria com base nos fatores individuais do paciente, como a anatomia do aneurisma da aorta. Além disso, haveria a indicação do uso de medicamentos anti-hipertensivos ou betabloqueadores para a redução da hipertensão arterial.