NEOBAMBU conquista parceria com TIMBERTECH: Decks sustentáveis com alta durabilidade

A multinacional americana é um dos principais players de deck compósito do mundo e anunciou a meta ambiciosa de usar 44 milhões de toneladas de material reciclado anualmente até o final de 2026.

Fundada em 2006, a NEOBAMBU foi a precursora da missão de inserir no mercado nacional pisos e revestimentos provenientes de fonte renovável. Em 2019, a empresa identificou na TIMBERTECH – fabricante líder do setor de produtos para áreas externas, de baixa manutenção e ambientalmente sustentáveis – a mesma preocupação que tinha com a questão de sustentabilidade e alta durabilidade em produtos. Os decks, produzidos pela americana e importados pela NEOBAMBU, substituem principalmente a madeira do lado de fora das casas, proporcionando uma solução duradoura, ecológica e elegante aos consumidores. Também é um produto renovável, sustentável e com baixos índices de componentes orgânicos voláteis e, em determinadas coleções, podem ser produzidos com material 100% reciclado.

Para construir a parceria entre as empresas, a NEOBAMBU passou pelo crivo rigoroso da TIMBERTECH, que levou em consideração três pontos importantes: a solidez da marca, que atua há quase 20 anos no mercado de decoração; a consistência e quantidade de revendas – hoje, a NEOBAMBU conta com representantes em 13 estados diferentes e em 25 praças. Para se ter uma ideia do comprometimento da TIMBERTECH com a sustentabilidade, sua fábrica, localizada na cidade de Lexington, no estado americano do Kentucky, passou por certificação e hoje é 100% sustentável, administrada com energia fotovoltaica, além de reciclar toda a água consumida no espaço. “Eles possuem uma capacidade única de promover positivamente uma economia circular e sustentável, além de reduzir continuamente nossa pegada de carbono por meio da grande escala de nosso consumo de reciclagem”, complementa Francine Ferrari, diretora comercial da NEOBAMBU. Vale ressaltar que, após a certificação dessa fábrica, a TIMBERTECH abriu capital na bolsa de valores de Nova York e, atualmente, as ações seguem muito bem valorizadas.

Em 2021, por exemplo, a TIMBERTECH retirou aproximadamente 22 mil toneladas de resíduos e sucata de aterros para produzir insumos de material reciclado. Aproximadamente 80% dos decks compósitos (produzidos com pó de carvalho americano e polímero) e 50% do deck de polímero são feitos de materiais reciclados, e a maioria dos produtos são recicláveis no final de sua vida útil. Vale ressaltar que a empresa produz um material de alta durabilidade com, no mínimo, 25 anos de garantia.

Ainda em 2021, a multinacional anunciou a meta ambiciosa de 44 milhões de toneladas de material reciclado anualmente até o final de 2026, demonstrando ainda mais o compromisso em acelerar o uso desses materiais, reformular e inovar continuamente para trazer novos produtos ao mercado com maior conteúdo reciclado. A crise dos resíduos plásticos é um dos maiores desafios que o planeta Terra enfrenta, e para a NEOBAMBU, que tem em seu DNA trabalhar com o maior potencial em material natural que una tecnologia, design, garantia e baixo impacto ao meio ambiente, ter como parceira a TIMBERTECH – maior recicladora verticalmente integrada de plástico PVC nos EUA – é uma conquista que reflete nessa e nas próximas gerações. “O plástico reciclado não apenas representa uma economia de custos de até 50% em comparação com o plástico virgem, mas sua pegada de carbono também é 75% a 80% menor”, complementa Francine Ferrari.

NEOBAMBU
Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1280 – Jardim América