A BYD do Brasil e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) firmaram um protocolo de intenções para colaboração e desenvolvimento em projetos educacionais. O acordo foi assinado na sexta-feira (12) na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB).
Além disso, essa colaboração tem como objetivo o intercâmbio de informações e a implementação de Programas de Educação Profissional, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Como, serviços tecnológicos e a disseminação de conhecimentos científicos e tecnológicos.
A primeira ação da parceria com a BYD foi o curso de Aperfeiçoamento em Operação Automotiva, oferecido na unidade do Senai em Camaçari (BA). Ainda assim, o curso abordará conceitos de eletromobilidade e produção de veículos, incluindo processos de montagem, soldagem e pintura automotiva.
Felipe Morgado, superintendente de Educação Profissional e Superior do Senai, ressalta que o número de matrículas em cursos relacionados à eletrificação de veículos tem aumentado anualmente. Desde então, a instituição expandiu as opções de cursos e encerrou 2023 com mais de 10 mil matrículas.
“As tecnologias que estão surgindo no setor automotivo demandam novas competências, e isso implica diretamente na formação de profissionais, sendo necessário um alinhamento entre as necessidades e novidades do setor e os cursos no país”, pontua Morgado, de acordo com Metrópoles.