Na noite desta quinta-feira (18), um terremoto de magnitude 7,3 atingiu a área próxima ao deserto do Atacama, no norte do Chile. Neste mesmo horário, moradores da cidade de São Paulo afirmaram que também sentiram o tremor.
De acordo com o G1, o terremoto aconteceu por volta das 22h50, a 126 km de profundidade e a 20km ao sul da cidade de San Pedro de Atacama. A cidade ficaria a 1.630 km da capital Santiago, segundo dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Enquanto isso, nas redes sociais, brasileiros afirmaram que sentiram seus imóveis tremerem e publicaram vídeos dos momentos.
Segundo informações do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, “a cidade de São Paulo está localizada sobre uma bacia sedimentar que possui a característica de amplificar ondas sísmicas”. “Apesar da sensação estranha sentida pelas pessoas, as chances de danos estruturais causados por um tremor tão distante são bastante pequenas”, finalizou.
Além disso, a Defesa Civil de São Paulo já confirmou os registros do sismo em diferentes áreas da cidade e que irão monitorar o terremoto. Segundo especialistas, os tremores na cidade de São Paulo apresentariam mínimos riscos de danos.
Confira abaixo os registros do terremoto pelos brasileiros:
TÁ TENDO TERREMOTO EM SP OU TO LOUCO? pic.twitter.com/CDdehqdm58
— Gori ⓟ (@ngmouro) July 19, 2024
Tremores sentidos em São Paulo. Essa é a galera do meu prédio que desceu correndo há poucos minutos. pic.twitter.com/u4wVb1LjGA
— Stêvão Limana (@LimanaStevao) July 19, 2024