O edital com informações sobre o processo seletivo de bolsas para o segundo semestre deste ano do Programa Universidade Para Todos (Prouni) já está disponível para consulta. Os interessados poderão se inscrever a partir da próxima terça-feira (23) até o dia 26, através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet no endereço (http://acessounico.mec.gov.br).
No portal, os usuários podem acessar informações detalhadas sobre as bolsas, incluindo curso, turno, instituição e local de oferta. Além disso, podem selecionar as opções de cursos e instituições de acordo com sua preferência. Ademais, estão sendo oferecidas 243.850 bolsas nesta edição do programa.
Para participar do processo seletivo do Prouni , é necessário que o candidato tenha realizado as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas edições de 2022 ou 2023. Entretanto, obtendo uma nota mínima de 450 pontos na média das cinco provas e nota acima de zero na redação.
Além disso, os candidatos devem cumprir critérios socioeconômicos, incluindo renda familiar per capita que não exceda um salário-mínimo. E meio para bolsas integrais e três salários mínimos para bolsas parciais.
De acordo com o MEC, o resultado da primeira chamada de contemplados com o benefício está previsto para o dia 31 de julho. Enquanto a segunda chamada ocorrerá no dia 20 de agosto. Após a pré-seleção, os candidatos deverão comprovar as informações prestadas durante a inscrição, conforme os prazos estabelecidos para cada chamada.
Além disso, segundo Agência Brasil, o Programa Universidade Para Todos, criado em 2004, ocorre duas vezes ao ano e oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições de ensino superior privadas.