Após temperaturas mais baixas por conta de duas ondas de frio em sequência, o tempo poderá ficar mais quente. Uma nova massa de ar quente ficará na faixa central, o que trará o calor novamente.
Um bloqueio atmosférico se formou na faixa central do Brasil. Este sistema irá contribuir para estabilizar uma massa de ar quente em regiões amplas do país. Com isso, um sistema de alta pressão irá intensificar a circulação de ar de cima para baixo. Esse tipo de movimento irá favorecer o aumento da temperatura.
Além disso, esse movimento também irá impedir a formação de grandes nuvens de chuva e irá bloquear as frentes frias nas regiões centrais do Brasil. Com isso, haverá a elevação das temperaturas. O calor poderá começar no dia 18 e se estender até dia 25 de julho.
Nas áreas do oeste do Mato Grosso do Sul, oeste de Santa Catarina, norte do Rio Grande do Sul e oeste do Paraná, as temperaturas poderão chegar até 7ºC acima da média normal do mês de julho. Enquanto isso, as regiões centrais de São Paulo, sul de Goiás e sul de Minas Gerais poderão ter máximas entre 3ºC a 5ºC mais quentes que o habitual.
De acordo com o ClimaTempo, mesmo que as tardes sejam quentes, as noites e as madrugadas poderão continuar com temperaturas mais frias por conta da menor incidência de radiação solar e o período mais curto de horas de sol.