Neste domingo (30), um foguete chinês em teste foi lançado por engano. O módulo caiu e explodiu em uma área montanhosa da cidade de Gongyi, região central da China.
Tialong-3 pertencia à empresa de tecnologia chamada Beijing Tianbing e estava em seu primeiro estágio de desenvolvimento. Além disso, a empresa explicou que o módulo se soltou da plataforma em Gongyi durante um teste. Isso teria acontecido por conta de uma falha estrutural.
Os moradores da região filmaram o momento do lançamento e quando o módulo perdeu a força e se chocou contra a montanha. O foguete explodiu e formou um incêndio. No entanto, não houve relatos de vítimas após a investigação inicial, como informou a empresa de tecnologia.
De acordo com a empresa, o módulo caiu em uma “área segura”, sem qualquer residência ou estrada. Mas, as autoridades locais não se pronunciaram sobre o caso ainda. Segundo o G1, o Tialong-3 desenvolveu-se com dois módulos e poderia ser um foguete parcialmente reutilizável.
O foguete chinês estaria em desenvolvimento pela Beijing Tianbing, que esteve junto de um pequeno grupo de fabricantes de foguetes do setor privado. Nos últimos cinco anos, esse grupo cresceu rapidamente na China.
Confira o vídeo:
Um teste estático de um foguete chinês correu muito mal. O objetivo do teste era simplesmente testar a ignição do motor e a queima do combustível, mas o foguete decolou, caindo e explodindo em uma grande bola de fogo perto do centro de uma cidade chinesa. pic.twitter.com/IKZbblwStj
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) June 30, 2024