A mostra de Francis Bacon: A Beleza da Carne chegou ao MASP para celebrar a programação anual dedicada às Histórias da diversidade LGBTQIA+.
A primeira exposição individual do artista no Brasil explora, de maneira pioneira, um retrato queer das obras de Bacon e se aprofunda no enquadramento do desejo do artista e sua singularidade ao retratar corpos masculinos.
Ao todo, a exibição possui 23 pinturas, produzidas entre 1947 e 1988, e se aventura nas experiências e observações de Francis Bacon com as mudanças sociais do contexto britânico da época, visto que relações homoafetivas eram ilegais até 1967. Além disso, suas obras ficaram marcadas pela forte dualidade e dinamismo entre a violência e a excitação, trazendo a ambiguidade dos sentimentos.
O excêntrico subtítulo “A Beleza da Carne” vem da admiração de Francis pela beleza impactante das peças de carne penduradas em açougues, como contou o artista em uma entrevista dada ao crítico de arte David Sylvester, em 1966. Em seu instagram, a conta oficial do Masp se aprofunda ainda mais na história das obras:
View this post on Instagram
Guia prático
Curadoria de Adriano Pedrosa, diretor artístico do MASP
Visitação: 22 de Março à 28 de Julho de 2024
MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Avenida Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil