Poder Arte: MASP exibe vídeos da artista norte-americana Tourmaline

Salacia, 2019, Tourmaline (frame)

Obras audiovisuais retratam personalidades das comunidades negra e LGBTQIA+ dos Estados Unidos, com foco no resgate e ressignificação de suas narrativas.

O MASP apresenta uma mostra da artista norte-americana Tourmaline, exibindo suas obras audiovisuais que retratam as comunidades negra e LGBTQIA+ dos Estados Unidos. A exposição, com curadoria de Teo Teotonio, destaca três trabalhos emblemáticos da artista: “Atlantic is a sea of bones”, “Happy Birthday, Marsha!” e “Salacia”. Através de suas criações, Tourmaline revisita e reescreve narrativas históricas, dando voz e visibilidade a figuras marginalizadas, como Mary Jones e Marsha P. Johnson. Essas obras exploram temas de opressão, resistência e identidade, desafiando paradigmas sociais e culturais.

“Atlantic is a sea of bones” mergulha na história de Egyptt LaBeija, ativista e madrinha da House of LaBeija, enquanto reflete sobre a trajetória de pessoas escravizadas que atravessaram o oceano Atlântico. “Salacia” resgata a história de Mary Jones, uma mulher negra, trans e trabalhadora do sexo, oferecendo uma reflexão sobre transfobia e racismo. Já “Happy Birthday, Marsha!” celebra a vida e legado de Marsha P. Johnson, destacando seu papel na resistência LGBTQIA+ e na Rebelião de Stonewall.

A mostra de Tourmaline no MASP busca provocar reflexões sobre questões de raça, gênero e sexualidade, promovendo uma narrativa inclusiva e interseccional. Além disso, integra a programação anual do museu dedicada às Histórias da diversidade LGBTQIA+. Tourmaline é uma figura proeminente na arte contemporânea, com sua obra reconhecida internacionalmente, participando de importantes exposições e bienais ao redor do mundo. Sua presença na cena artística é marcada pela sensibilidade e compromisso com a representação e visibilidade das comunidades marginalizadas.

SERVIÇO

SALA DE VÍDEO: TOURMALINE

Curadoria de Teo Teotonio, assistente curatorial, MASP

Visitação: 26.4.2024 – 23.6.2024
MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand

Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista – 2º subsolo
Horários: terças grátis e primeira quinta-feira do mês grátis; terças, das 10h às 20h (entrada até as 19h); quarta a domingo, das 10h às 18h (entrada até as 17h); fechado às segundas.
Agendamento on-line obrigatório pelo link masp.org.br/ingresso