Nesta quinta-feira (16), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, anunciou que o Poder Judiciário enviou R$ 130 milhões para a Defesa Civil do Rio Grande do Sul.
Esses fundos serão usados para ajudar as pessoas afetadas pelas enchentes que têm ocorrido no estado desde o início do mês. A transferência dos recursos começou na semana passada e está sendo atualizada regularmente.
O dinheiro vem das multas pagas em processos nos tribunais de todo o país. O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) será responsável por fiscalizar como esses recursos serão usados.
No início da sessão desta tarde, Barroso contou aos outros ministros sobre sua visita ontem (15) à cidade de São Leopoldo (RS). Ele viajou junto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Conforme o portal Agência Brasil, Barroso contou aos membros do plenário que foi a um abrigo onde estão ajudando pessoas que perderam suas casas na enchente. Ele disse que a situação ainda é muito séria.
“A situação é muito grave. Tive chance de sobrevoar com o presidente [Lula] e ainda tem regiões inteiramente alagadas. Alguma questão topográfica pela qual a água não flui, não escoou e fica acumulada. Tem que esperar o escoamento da água, para depois fazer a limpeza, cuidar dos desabrigados, para depois começar a reconstrução. Neste momento, todos nós somos gaúchos”, ressaltou.
Devido à situação de emergência, o STF e outros tribunais superiores suspenderam os prazos processuais para casos do Rio Grande do Sul até 31 de maio.