A EcoRodovias vai implementar um novo sistema de pedágio chamado “free flow” em uma rodovia concedida para a EcoNoroeste, em São Paulo. Eles decidiram iniciar essa tecnologia mais cedo do que o planejado, que estava previsto para 2025.
Segundo a empresa, estão colocando os pórticos (equipamentos que registram os veículos) do sistema “free flow” em uma parte da SP-333, que fica no noroeste de São Paulo. No sistema novo, os pórticos são usados para cobrar o pedágio. Eles substituem as cabines de pedágio e têm tecnologia para reconhecer os carros.
Conforme informa o portal Folha de São Paulo, a Artesp disse que vai instalar praças de pedágio em Itápolis e Jaboticabal. Se você tiver uma TAG, o pagamento é automático. Se não tiver, terá 15 dias para pagar depois, por meio de canais da concessionária.
Além disso, a EcoRodovias já testou o sistema de pedágio na rodovia Ayrton Senna em 2022, através da Ecopistas. Nesse teste, os motoristas não precisaram pagar pedágio porque era um projeto experimental.
Também vale ressaltar que o órgão planeja instalar o sistema de pedágio “free flow” nas estradas e também vai oferecer sinal de internet 4G, um aplicativo de emergência para pedir ajuda e câmeras que detectam problemas na estrada automaticamente.